Há uma revolta que em nós habita
feita de fogo contido e de amargura
quando vemos os senhores do mundo
erguerem impérios sobre a desventura
Enquanto isso, nas ruas da vida
há quem carregue a fome nos braços
quem enterre sonhos ainda vivos
quem caminhe perdido entre estilhaços
E nós
espectadores involuntários
com o coração pesado de razão
sentimos crescer uma tempestade
presa nas grades
da nossa condição
Porque dói saber
e nada poder mudar
dói compreender
e não poder impedir
ver a injustiça vestir-se de lei
e a verdade
tantas vezes sucumbir
Há gritos que não chegam aos palácios
lá onde o poder raramente escuta
e há lágrimas que secam sozinhas
na longa espera de uma justa luta
Mas a revolta não é só desespero
é também a chama que insiste em arder
a recusa em aceitar como normal
aquilo que nunca deveria acontecer
E enquanto houver um coração atento
uma consciência que não se vende ao medo
os senhores do mundo nunca possuirão
o mais valioso dos nossos segredos
A força discreta dos que resistem
mesmo sem exércitos ou posição
porque a mudança chegará um dia
na revolta contida...dentro do coração.
Mário Margaride
01-06-2026

Muito linda tua poesia! E infelizmente cada um de nós é expectador involuntário de tantas coisas que nunca desejaríamos ver!
ResponderEliminarabraços, chica
Olá, amiga chica, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarBeijinhos e bom fim de semana!
Profundo poema. Te hace reflexionar. Te mando un beso.
ResponderEliminarOlá, amiga Alex, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarBeijinhos e bom fim de semana!
Amigo Mário, boa noite de paz!
ResponderEliminarQuando a injustiça reina, é terrivel.
A revolta interior reina e é preciso acalmar o coração.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos
Olá, amiga Roselia, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarBeijinhos e bom fim de semana!
Boa noite Mário,
ResponderEliminarUm poema magnífico!
O mundo anda pelas ruas da amargura, com tanto belicismo, tanto sofrimento, com tantas vítimas inocentes, enquanto os poderosos continuam a chacina diária, cada vez mais sofisticada.
Triste, muito triste, o que vamos assistindo sem nada podermos fazer.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Emília
Olá amiga Emília, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarBeijinhos e bom fim de semana!
Que poema tão atual . Profundo e sensível. E infelizmente as pessoas estão a cada dia mais individualistas . Muito se observa e pouco se faz . E assim caminha a humanidade . Abraços
ResponderEliminarOlá, amiga Edite, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarBeijinhos e bom fim de semana!
Mario, mi homenaje... ¡hermosa canción!
ResponderEliminarAbrazo, Andreja
Olá, amiga Andreja, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarBeijinhos e bom fim de semana!
We are losing the essence of family and this will lead humanity to chaos.
ResponderEliminar(ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.
Olá, amiga Theda, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarBeijinhos e bom fim de semana!
Palavras sábias que ilustram bem a realidade dos dias que vivemos.
ResponderEliminarBem dito!
Abraço
Olá, caro Fox, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarAbraço e bom fim de semana!
Hola, Mario.
ResponderEliminarComo dices somos espectadores involuntarios, y hay muchas cosas que es mejor no verlas.
Te mando un abrazo grande.
Olá, amiga Marisa, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarBeijinhos e bom fim de semana!
Um poema tão sentido e tão oportuno. As lágrimas chegaram-me aos olhos por sentir tudo o que escreveu, meu Amigo Mário.
ResponderEliminarTudo de bom.
Um beijo.
Olá, amiga Graça, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarBeijinhos e bom fim de semana!
Un profundo e intenso poema amigo Mario que me ha emocionado. Un abrazo
ResponderEliminarOlá, amiga Nuria, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarBeijinhos e bom fim de semana!
Há pessoas que deveriam permanecer em silêncio, mas mesmo assim continuam a nos incomodar.
ResponderEliminarNova Tirinha Publicada. 😼
Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.
Grato, caro Garfield Tirinhas, pela leitura e gentil comentário.
EliminarAbraço e bom fim de semana!
Olá, amigo Mário, gostei muito deste seu excelente
ResponderEliminarpoema, meus parabéns!
Votos de uma excelente quinta-feira, com muita paz.
Grande abraço.
Olá, amigo Pedro, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarGrande abraço, e bom fim de semana!
Muchas veces nos sentimos impotentes ante las injusticias de la vida causada por el poder.
ResponderEliminarEl hambre, el frío, son factores que se podrían solucionar si así lo quisieran.
Me gustó tu poema como un grito al aire bregando por justicia.
Un abrazo querido amigo Mario.
Besos
Olá, amiga Malania, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarBeijinhos e bom fim de semana!
Pois é, amigo Mario, enquanto o povo chora de fome e de
ResponderEliminarmiséria "eles", os poderosos comem caviar, bebem vinho da
melhor qualidade e assistem os filhos chorarem de fome.
O mundo está assim, amigo!
Esse poema é um grito de dor pelas injustiças, um grito de alerta
para o sofrimento alheio. Mas, infelizmente tudo seguirá seu curso...
Uma ótima quinta-feira.
Beijo, Mário.
Olá, amiga Tais,
EliminarAssim é estimada amiga. Verdade inquestionável.
Grato pela leitura e gentil comentário.
Beijinhos e bom fim de semana!
Bem sentido e pertinente. Como também o sinto.
ResponderEliminarMuitíssimo bem dito e poetado.
Grata.
Beijinhos e bom fim-de-semana!
Olá, amiga Fá, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarBeijinhos e bom fim de semana!
Poema que capta perfeitamente o peso psicológico de guardar o que sentimos. Reprimir emoções intensas como a revolta costuma gerar um desgaste mental profundo e sobrecarregar o bem-estar.
ResponderEliminarAbraço azul e branco 💙
Olá, amiga Teresa,
EliminarComo sempre, o seu comentário vai ao cerne do que o poema quer transmitir. É isso mesmo que sentimos no âmago de nós.
Grato pela leitura e gentil comentário.
Beijinhos e bom fim de semana!
Um grito de revolta num pertinente e sublime poema.
ResponderEliminarBeijinhos e um bom fim de semana
Olá, amiga Maria, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarBeijinhos e bom fim de semana!
Muy buenas letras!.
ResponderEliminarMuy bien expresado.
Un abrazo.
Olá, amiga Amalia, grato pela leitura e gentil comentário.
EliminarBeijinhos e bom fim de semana!
Tiempos complejos y duros, creo una etapa dura en que
ResponderEliminarEl desafío del ser humano es reencontrar el verdadero
Camino de su vida, para encontrar la paz...
El corazón que no tiene paz va perdiendo la confianza y la esperanza
Menos se acerca a Dios.
Abrazo
Boa noite, amiga Meulen.
EliminarMuito Obrigado, pela leitura e gentil comentário.
Beijinhos e boa semana!