TODOS OS TEXTOS AQUI POSTADOS TÊM DIREITOS DE AUTOR. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO COPIAR OU COLAR QUALQUER TEXTO AQUI EXPOSTO SEM O CONSENTIMENTO DO AUTOR.

terça-feira, 2 de junho de 2026

A REVOLTA SILENCIOSA


Há uma revolta que em nós habita

feita de fogo contido e de amargura

quando vemos os senhores do mundo

erguerem impérios sobre a desventura

 

Enquanto isso, nas ruas da vida

há quem carregue a fome nos braços

quem enterre sonhos ainda vivos

quem caminhe perdido entre estilhaços

 

E nós

espectadores involuntários

com o coração pesado de razão

sentimos crescer uma tempestade

presa nas grades

da nossa condição

 

Porque dói saber

e nada poder mudar

dói compreender

e não poder impedir

ver a injustiça vestir-se de lei

e a verdade

tantas vezes sucumbir

 

Há gritos que não chegam aos palácios

lá onde o poder raramente escuta

e há lágrimas que secam sozinhas

na longa espera de uma justa luta

 

Mas a revolta não é só desespero

é também a chama que insiste em arder

a recusa em aceitar como normal

aquilo que nunca deveria acontecer

 

E enquanto houver um coração atento

uma consciência que não se vende ao medo

os senhores do mundo nunca possuirão

o mais valioso dos nossos segredos

 

A força discreta dos que resistem

mesmo sem exércitos ou posição

porque a mudança chegará um dia

na revolta contida...dentro do coração.

 

Mário Margaride

01-06-2026


40 comentários:

  1. Muito linda tua poesia! E infelizmente cada um de nós é expectador involuntário de tantas coisas que nunca desejaríamos ver!
    abraços, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga chica, grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  2. Profundo poema. Te hace reflexionar. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Alex, grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  3. Amigo Mário, boa noite de paz!
    Quando a injustiça reina, é terrivel.
    A revolta interior reina e é preciso acalmar o coração.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Roselia, grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  4. Boa noite Mário,
    Um poema magnífico!
    O mundo anda pelas ruas da amargura, com tanto belicismo, tanto sofrimento, com tantas vítimas inocentes, enquanto os poderosos continuam a chacina diária, cada vez mais sofisticada.
    Triste, muito triste, o que vamos assistindo sem nada podermos fazer.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Emília, grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  5. Que poema tão atual . Profundo e sensível. E infelizmente as pessoas estão a cada dia mais individualistas . Muito se observa e pouco se faz . E assim caminha a humanidade . Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Edite, grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  6. Mario, mi homenaje... ¡hermosa canción!
    Abrazo, Andreja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Andreja, grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  7. We are losing the essence of family and this will lead humanity to chaos.
    (ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Theda, grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  8. Palavras sábias que ilustram bem a realidade dos dias que vivemos.
    Bem dito!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, caro Fox, grato pela leitura e gentil comentário.
      Abraço e bom fim de semana!

      Eliminar
  9. Hola, Mario.
    Como dices somos espectadores involuntarios, y hay muchas cosas que es mejor no verlas.
    Te mando un abrazo grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Marisa, grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  10. Um poema tão sentido e tão oportuno. As lágrimas chegaram-me aos olhos por sentir tudo o que escreveu, meu Amigo Mário.
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Graça, grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  11. Un profundo e intenso poema amigo Mario que me ha emocionado. Un abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Nuria, grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  12. Há pessoas que deveriam permanecer em silêncio, mas mesmo assim continuam a nos incomodar.

    Nova Tirinha Publicada. 😼

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato, caro Garfield Tirinhas, pela leitura e gentil comentário.
      Abraço e bom fim de semana!

      Eliminar
  13. Olá, amigo Mário, gostei muito deste seu excelente
    poema, meus parabéns!
    Votos de uma excelente quinta-feira, com muita paz.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Pedro, grato pela leitura e gentil comentário.
      Grande abraço, e bom fim de semana!

      Eliminar
  14. Muchas veces nos sentimos impotentes ante las injusticias de la vida causada por el poder.
    El hambre, el frío, son factores que se podrían solucionar si así lo quisieran.
    Me gustó tu poema como un grito al aire bregando por justicia.
    Un abrazo querido amigo Mario.
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Malania, grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  15. Pois é, amigo Mario, enquanto o povo chora de fome e de
    miséria "eles", os poderosos comem caviar, bebem vinho da
    melhor qualidade e assistem os filhos chorarem de fome.
    O mundo está assim, amigo!
    Esse poema é um grito de dor pelas injustiças, um grito de alerta
    para o sofrimento alheio. Mas, infelizmente tudo seguirá seu curso...
    Uma ótima quinta-feira.
    Beijo, Mário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Tais,
      Assim é estimada amiga. Verdade inquestionável.
      Grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  16. Bem sentido e pertinente. Como também o sinto.
    Muitíssimo bem dito e poetado.
    Grata.

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Fá, grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  17. Poema que capta perfeitamente o peso psicológico de guardar o que sentimos. Reprimir emoções intensas como a revolta costuma gerar um desgaste mental profundo e sobrecarregar o bem-estar.

    Abraço azul e branco 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Teresa,
      Como sempre, o seu comentário vai ao cerne do que o poema quer transmitir. É isso mesmo que sentimos no âmago de nós.
      Grato pela leitura e gentil comentário.

      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  18. Um grito de revolta num pertinente e sublime poema.
    Beijinhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Maria, grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  19. Muy buenas letras!.
    Muy bien expresado.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Amalia, grato pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  20. Tiempos complejos y duros, creo una etapa dura en que
    El desafío del ser humano es reencontrar el verdadero
    Camino de su vida, para encontrar la paz...
    El corazón que no tiene paz va perdiendo la confianza y la esperanza
    Menos se acerca a Dios.
    Abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, amiga Meulen.
      Muito Obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar