TODOS OS TEXTOS AQUI POSTADOS TÊM DIREITOS DE AUTOR. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO COPIAR OU COLAR QUALQUER TEXTO AQUI EXPOSTO SEM O CONSENTIMENTO DO AUTOR.

sexta-feira, 8 de maio de 2026

NOS SUBÚRBIOS MAIS ESCONDIDOS DA ALMA

 

Nos subúrbios mais escondidos da alma

se encontram os ecos das nossas incertezas

os gritos dos nosso silêncios

as cicatrizes das nossas dores

as alegrias que insistem em calar-se

 

Nos subúrbios mais escondidos da alma

habitam fantasmas enraizados

que insistem em deambular nas suas profundezas

onde a incerteza e a escuridão

não permitem vislumbrar

 

Nos subúrbios mais escondidos da alma

há um mundo complexo...por desbravar.

 

Mário Margaride

04-05-2026


32 comentários:

  1. O poema revela, de forma intimista, os recantos ocultos da alma onde residem inseguranças, silêncios dolorosos e feridas que ainda insistem em existir. Há fantasmas que vagueiam nesses subterrâneos, impedindo a clareza e a esperança, mas também existe um mundo por desbravar, sugerindo potencial, possibilidades e a busca por entender e enfrentar esse interior complexo. Em poucas palavras: revelação de conflitos internos, dor contida e uma promessa de exploração e transformação.

    Abraço amigo ainda de Düsseldorf.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, amiga Teresa.
      Como sempre, faz uma leitura muito assertiva e descritiva da essência do poema.
      É sempre um prazer recebê-la aqui no meus cantinho, com os seus sempre interessantes comentários.

      Beijinhos e feliz semana, com tudo de bom.

      Eliminar
  2. Muito lindo e tão verdade...Há tanto escondido no recôndido das almas que nem imaginamos... Adorei tua poesia! abraços, lindo e feliz fim de semana, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga chica, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e feliz semana semana!

      Eliminar
  3. Querido Mario, hermoso poema,
    Nuestra alma guarda lo mas profundo de nosotros mismo y muchas veces no lo descubrimos.
    Es una delicia leerte Poeta
    Que pases un hermoso fin de semana
    Besitos y todo mi cariño

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Mathilde, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos carinhosos e feliz semana semana!

      Eliminar
  4. Amigo Mário, boa.noite de Paz!
    As camadas da alma guardam recônditos segredos.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Roselia!
      Muito Obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e feliz semana semana!

      Eliminar
  5. Belíssimo poema. Talvez a alma não esconda, mas guarde segredos que somente a ela pertencem. Muita luz e paz. Um ótimo final de semana. Abs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Sonya, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e feliz semana semana!

      Eliminar
  6. Somos um ser complexo que nem sempre o passar do tempo leva a qye nos conheçamos bem.
    Bom fim de semana.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Juvenal, pela leitura e gentil comentário.
      Abraço amigo e boa semana!

      Eliminar
  7. Nei sobborghi più nascosti dell’anima, le ombre diventano mappe
    e ogni ferita si illumina appena la guardi senza paura.
    Un caro saluto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Silvia, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e feliz semana semana!

      Eliminar
  8. Bom dia Mário,
    Um poema muito profundo, como profunda é a nossa alma, que alberga muitas das nossas inquietações.
    Tenha um fim de semana muito abençoado.
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Emília,
      Muito obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e feliz semana semana!

      Eliminar
  9. Pienso que con los años el que quiere se conoce bien, en el alma todos llevamos algún secreto oculto que se quiere olvidar para seguir el camino.
    Muy bello este poema, para reflexionar Mario.
    Feliz finde.
    Abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Carmen, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e feliz semana semana!

      Eliminar
  10. Es un poema muy bueno y profundo.
    Un placer disfrutarlo.
    Buen fin de semana.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Amalia, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e feliz semana semana!

      Eliminar
  11. Profundo e sentido poema.
    Beijinhos e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Maria, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e feliz semana!

      Eliminar
  12. Certamente, aqueles que se tornam introvertidos demais já sofreram muitos golpes da vida.

    Nova Tirinha Publicada. 😼

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato, caro Garfield Tirinhas, pela leitura e comentário.
      Abraço e boa semana!

      Eliminar
  13. Um mistério esses lugares escondidos da Alma.
    De noite e de dia caminhamos por lá no ensejo de
    vislumbrar o que lá se encontra de alegrias, de
    tristezas, no afã de descobrir o que nos faz vibrar.
    Talvez um dia o consigamos.
    Bom domingo, meu amigo Mário.
    Abraços.
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Olinda,
      Muito obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e feliz semana!

      Eliminar
  14. Cher Mario,

    Ton poème ouvre les portes d’un paysage intérieur mystérieux et profond, où les silences, les blessures et les fantômes de l’âme prennent une voix presque palpable.

    J’ai beaucoup aimé cette exploration délicate de nos zones d’ombre, où même les douleurs semblent porter une lumière discrète.
    Tes mots résonnent longtemps, comme un écho dans les banlieues secrètes du cœur.

    j'ai adoré ces vers poétiques
    bonne semaine , bisou
    Veronique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Veronique.
      Muito Obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos carinhosos e feliz semana!

      Eliminar
  15. Versos profundos que revelam verdades.
    Segredos ocultos guardamos dentro de nos.
    Abraços.
    https://kantinhodasmensagens.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Edite, pela leitura e gentil comentário.
      Beijinhos e feliz semana!

      Eliminar
  16. A alma é um mundo que por vezes desconhecemos.
    Excelente poema.
    Boa semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato, amigo Jaime, pela leitura e gentil comentário.
      Abraço e feliz semana!

      Eliminar