TODOS OS TEXTOS AQUI POSTADOS TÊM DIREITOS DE AUTOR. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO COPIAR OU COLAR QUALQUER TEXTO AQUI EXPOSTO SEM O CONSENTIMENTO DO AUTOR.

quarta-feira, 30 de junho de 2021

PARA TI ESTAS PALAVRAS


Deixa-me dizer-te estas palavras

que a minha boca tem para te dizer

são pedaços de vida e coisas raras

que o meu coração tem para te oferecer


Têm alma, vida, e a desgraça

numa amálgama de grata ironia

o silêncio da dor que a gente passa

que transforma a tristeza em alegria


Sou o passado o presente e o futuro

um farrapo que vegeta em noite fria

o silêncio que grita no escuro

acordando do marasmo a alegria


Da história das tristes ironias

lembro o rufar dos tambores da desgraça

das montanhas cinzentas e sombrias

às infames vergonhas da chalaça


Horizonte colorido desbravei

numa rota triunfante em apogeu

alegria em teus olhos eu verei

com as lágrimas de alegria, tu e eu.


Mário Margaride


30 comentários:

  1. Que belo poema, meu amigo Mário! Sobrando criatividade!!
    Palavras devem ser ditas com muito cuidado, elas exaltam, alegram, mas também magoam e destroem. Fazem a guerra!

    Têm alma, vida, e a desgraça
    numa amálgama de grata ironia
    o silêncio da dor que a gente passa
    que transforma a tristeza em alegria

    Aplausos, gostei imenso.
    Uma boa continuação de semana, e com saúde.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Tais!
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.
      É sempre um grande prazer, recebê-la aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e continuação de ótima semana, com muita saúde.

      Eliminar
  2. Olá, amigo Mário, gostei muito de "Para ti estas palavras", um belo poema escrito com grande inspiração.
    Parabéns, poeta!
    Caro Mário aproveito o ensejo para dizer que espero a sua visita num dos meus blogs de literatura, Blog Veredas. Para tanto, poeta, basta clicar no meu nome que aparece nesse comentário dessa sua postagem.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Pedro!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário que aqui deixou.
      É muito estimulante saber, que a minha poesia é do seu agrado. Mais uma vez, muito obrigado.

      Já tive oportunidade de ir ao Blog Veredas, e deixar o meu comentário, amigo Pedro.

      Continuação de boa semana.
      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. Wowwww mi querido Mario,
    que hermosas letras tan
    poéticas que nos obsequias,
    la verdad felicito tu
    creatividad, que tengas
    un lindo descanso.

    Besitos dulces

    Siby

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Siby!
      Muito Obrigado, pelo teu simpático comentário que aqui deixaste...
      É sempre um grande prazer, ter-te aqui no meu cantinho.

      Bom descanso para ti também minha amiga.

      Beijinhos doces.

      Eliminar
  4. Um poema que é uma verdadeira pérola...Amei!! :))
    -
    Amor em tempo de pandemia...
    -
    Beijos, e um excelente dia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, amiga Cidália, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um prazer, recebê-la aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e ótima noite...

      Eliminar
  5. Encantada com teu poema amigo poeta!! As palavras, a fina linguagem, e a musicalidade nele por inteiro, pode-se afirmar sem medo de errar, estou diante de uma belíssima poesia !!
    Parabéns!!
    Beijo poético!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que ótimo que gostaste amiga Lucia!
      É gratificante saber, que os meus poemas agradam aos meus/minhas leitores.

      Muito Obrigado, pelo teu simpático comentário, amiga Lúcia.

      É sempre um grande prazer, ter-te aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e noite feliz!

      Eliminar
  6. Gostei muito....

    Abraço, Mário, feliz Julho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, SÃO.

      Beijinhos, e feliz Julho igualmente para ti.

      Eliminar
  7. Boa noite, amigo Mário.
    Quando as palavras contêm a nossa alma, a nossa vida, com alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, passado e futuro, só podem dar origem a este belíssimo poema .
    "...
    Horizonte colorido desbravei
    numa rota triunfante em apogeu
    alegria em teus olhos eu verei
    com as lágrimas de alegria, tu e eu."

    Um final triunfante e empolgante. Parabéns e obrigada!

    Um beijinho com amizade e carinho.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Fê!
      Agradeço muito as suas simpáticas palavras, que muito aprecio.
      Assim é minha amiga. Como sabe, eu escrevo sempre o que sinto, em todas as circunstâncias. E este neste poema não foge à regra. Embora não recente, foi nesse contexto que foi escrito.
      Mais uma vez, o meu muito obrigado, pelas suas palavras.

      Votos de um excelente fim de semana!

      Beijinhos, de carinho e amizade.

      Eliminar
  8. Passo a admirar tão belo poema, como tudos os que escreve.
    Agradezer suas visitas e desejar-te uma otima sexta feira e fim de semana.
    Abraço, Mario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Beatriz!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um prazer ter-te aqui no meu cantinho.
      Beijinhos, e feliz fim de semana!

      Eliminar
  9. Uauuu Mário, que preciosidade, que lindo, lindo, lindo. Tocante demais. Parabéns, abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Andrea!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um prazer ter-te aqui no meu cantinho.
      Beijinhos, e bom fim de semana!

      Eliminar
  10. Oi meu amigo e poeta Mário mais um lindo poema ,adoro vir aqui e ler !
    Com carinho sempre tenha uma noite iluminada (❁ᴗ͈ˬᴗ͈)✨!
    Abraço carinhoso...🙏💐

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cris!
      Aínda bem que gostaste, fico contente por saber.
      Também gosto muito da tua presença aqui no meu cantinho...

      Votos de um excelente fim de semana!
      Beijinhos carinhosos...😘🌹

      Eliminar
  11. Olá Mário,
    Um formidável poema, muito intenso!!!
    Gostei especialmente desta parte:
    "Sou o passado o presente e o futuro
    um farrapo que vegeta em noite fria
    o silêncio que grita no escuro
    acordando do marasmo a alegria"

    Desejo-lhe um excelente fim-de-semana!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isamar.
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário que muito apreciei.
      É sempre um grande prazer, recebê-la aqui no meu cantinho.

      Desejo, igualmente para si, um excelente fim-de-semana!

      Beijinhos.

      Eliminar
  12. Palavras profundas e plenas de amor.
    Belíssimo poema
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Maria.
      É sempre um prazer, recebê-la aqui no meu cantinho.
      Beijinhos, e bom fim de semana!

      Eliminar
  13. Amigo Mário, gostei desta história narrada em verso com um final de enorme beleza.
    Lágrimas de alegria são sempre docinhas!!!
    Beijo, um fim-de-semana de luz e alegria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Teresa.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixou expressas. É sempre um grande prazer, a sua presença aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e feliz fim de semana, igualmente para si.

      Eliminar
  14. Estive a ler os seus poemas, Mário.
    Grande produção!
    Porém, acho-os ótimos, gosto de o ler.
    Dias felizes e inspirados. Um abraço amigo.
    🍀✨⛵
    ~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Majo!
      É um grande prazer, saber que lê os meus poemas e que os aprecia.
      Para mim, é um orgulho muito grande, ter a sua simpática visita e gentil comentário.
      Votos de continuação de ótimas férias, com tudo de bom.

      Beijinhos de carinho e amizade. 😀🎉

      Eliminar