TODOS OS TEXTOS AQUI POSTADOS TÊM DIREITOS DE AUTOR. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO COPIAR OU COLAR QUALQUER TEXTO AQUI EXPOSTO SEM O CONSENTIMENTO DO AUTOR.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

MAR DE ILUSÕES


Contamos os dias

das noites passadas

navegando nos sonhos

das nossas utopias

onde a mente se perde

num labirinto sem fim. 


Abrimos a porta

à janela dos sonhos

mergulhamos sem medo

nas águas profundas 

do mar das ilusões 

onde as luzes se acendem 

na escuridão das quimeras

onde as sereias nos brindam 

com os cânticos de amor 

da sua ilusão.


Contamos os dias

das noites passadas 

mergulhamos no torpor

das nossas ilusões 

onde os sonhos acordam 

da penumbra da noite 

com o raiar da manhã.


Mário Margaride

17-01-2022 


39 comentários:

  1. Olá, Mário!
    Passei para lhe deixar um beijo e desejar boa semana... e acabei encantada com o brilhante final do poema "Difíceis escarpas" e fascinada pelo seu «Mar de ilusões".
    Continue poetizando, meu amigo.
    Obrigada, saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa!
      Muito Obrigado, pela visita e gentis palavras que aqui deixou.
      É sempre um enorme prazer, recebê-la aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e feliz semana, com muita saúde.

      Eliminar
  2. Boa tarde Mário,
    Belíssimo e muito inspirado este Mar de Ilusões.
    Parabéns pela criatividade.
    Um beijinho e boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Ailime.
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um prazer recebê-la aqui no meu cantinho.

      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  3. Como sempre a sua poesia é belíssima. Obrigada pela partilha! :))
    -
    Desenho a marca do teu corpo ausente

    Beijos, e votos de uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, amiga Cidália, pelas simpáticas palavras que aqui deixaste.

      Beijinhos, e ótima semana!

      Eliminar
  4. Que foto mais linda eu sou super fan e este poema waounh parabens bjs saude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa!
      Muito Obrigado, pela visita e simpático comentário.
      Beijinhos e ótima semana, com muita saúde!

      Eliminar
  5. A foto é lindissima e o poema agradou-me.

    Amigo, beijinho de semana boa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por teres gostado, amiga São.

      Votos de uma excelente semana, com muita saúde.
      Beijinhos!

      Eliminar

  6. Lindíssimo poema Mario !
    Acho o um pouco sombrio, falta de luz e de esperança
    breve chegará a primavera e tudo renascerá
    será que tudo é ilusão !?

    Boa semana !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lena!
      Muitos dos nossos sonhos, não todos, não passam disso mesmo. São apenas ilusões.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixaste.

      Beijinhos e feliz semana!

      Eliminar
  7. Olá poeta! Que texto lindo para começar a semana! Estive um pouco ausente, mas estava com saudades dos teus versos!

    Abraço grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      És sempre bem vinda ao meu cantinho,minha amiga!

      Beijinhos, e feliz semana!

      Eliminar
  8. Bello poema lleno ilusiones y esperanzas. Te mando un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, amiga Alex, pelas simpáticas palavras que aqui deixaste.
      Beijinhos, e continuação de ótima semana!

      Eliminar
  9. Lindíssimo poema meu amigo Mário, foto é muito bonita, amei!

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Fatyma!
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixaste.

      Beijinhos, e continuação de ótima semana!

      Eliminar
  10. Os sonhos nos ocupam e enchem nossos dias de posibilidades coas que ilusionarnos.
    Os sonhos são fortes desejos que nos movem a a ir a frente.
    Curioso tambem o que O Arabe escriveu sobre os soñhos no seu último post.
    Um belo e profundo poema,amigo Mario.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Beatriz.
      Assim é minha amiga. O sonho comanda a vida.
      Muito Obrigado, pela visita e simpático comentário que aqui deixaste.
      Beijinhos, e continuação de ótima semana!

      Eliminar
  11. Mais um excepcional poema, escrito divinamente bem!
    Mário que a sua semana seja iluminada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, amiga Isamar, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.
      É sempre um prazer recebê-la aqui no meu cantinho.
      Beijinhos e continuação de ótima semana!

      Eliminar
  12. Que luxo de poema, meu amigo!!
    Essa é a vida que temos para viver, com suas utopias, mas com força e vontade de viver, e que a "vida" seja infinita enquanto dure!!
    Gostei muito!! Quanta criatividade!!!
    Beijinhos, uma ótima semana, e bem produtiva!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Tais!
      Assim é minha amiga. Sonhos e utopias fazem parte da nossa vida, vivamos então, todos aqueles que consigamos realizar.

      Muito Obrigado, pela leitura e gentil comentário.
      É sempre um prazer, rhecebê-la aqui no meu cantinho!

      Beijinhos, e continuação de ótima semana!

      Eliminar
  13. Mário

    um belo poema com uma foto muito bela em suporte.
    adorei a sintonia.
    boa semana.
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Piedade, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um prazer recebê-la aqui no meu cantinho.

      Beijinhos e feliz semana!

      Eliminar
  14. illusion seems part of our healthy life....

    wonderful words...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim minha amiga.
      Os sonhos e as ilusões fazem parte da nossa vida.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixaste.

      Beijinhos e feliz semana!

      Eliminar
  15. hermoso poema Mario y la foto encantadora,
    Siempre es un honor visitarte, un abrazo
    carmen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, amiga Carmen, pelas simpáticas palavras que aqui deixaste.
      É sempre um grande prazer, ter-te aqui no meu cantinho.

      Beijinhos e feliz semana!

      Eliminar
  16. Obrigado, Teresa. Igualmente para ti uma ótima semana!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Olá, estimado Mário!

    Espero que esteja bem de saúde e feliz, embora a Ómicron não nos dê descanso.
    Eu estou bem e a trabalhar desde o dia 10.

    Passo por aqui, de vez em quando, para ler aquilo que escreve, e há poemas seus de que gosto muito e outros de que gosto menos, o que é natural. Depende do tema, essencialmente, penso eu. Isso de se dizer nos comentários: poema muito belo ou muito lindo é muito vago, na minha opinião. Eu gosto de falar do tema e entrar no poema. Dizem que os poetas não têm regras morfológicas e sintáticas, mas não é bem assim. Qualquer idioma obedece a determinadas regras.

    Este está muito bem pensado e escrito e fala-nos, acho eu, das ilusões da vida ou será que a vida é uma ilusão? Mergulhamos neste mar de ilusões tantas vezes, para desanuviar, para sermos mais felizes e termos vontade de viver. A ilusão faz parte do ser humano e sem ela seríamos infelizes.

    Um beijinho e continuação de dias de sol, embora com muito frio na zona de Lisboa. No Porto, deve estar ainda mais frio, penso eu, pelo menos é isso que a meteorologia nos diz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Céu!

      Sim, felizmente está tudo bem comigo, obrigado. Folgo em saber que com a amiga também.
      No que ao vírus diz respeito, não quer nada comigo, felizmente!..

      Fico muito grato pela sua visita e gentil comentário que aqui deixou.
      Naturalmente, que cada um comenta como entende. É certo, que há comentadores que tal como a Céu, falam e comentam sobre o tema do poema, há outros que são mais poupados nas palavras. Como é natura, tenho que respeitar e aceitar todos os comentários que são postados.

      Mais uma vez, agradeço as simpáticas palavras de elogio que aqui deixou.
      É sempre um prazer, recebê-la aqui no meu. cantinho.

      É verdade. Por aqui está um pouco mais frio do que por essas bandas. É normal.

      Votos de uma excelente semana, com muita saúde.
      Beijinhos, com carinho e amizade.

      Eliminar
    2. Boa noite, Mário!

      Até agora, o vírus não quer nada connosco, mas futuramente, não sabemos.
      Não tem de agradecer-me nada, pois nós comentamos o blogue um do outro de livre vontade.

      Pois, nós aceitamos todos os comentários, todos, menos os que sejam incorretos, penso eu, mas dizer só que o poema é lindo ou belo, pode levar-me a pensar que até nem leram o que escrevemos. Há dias, um blogueiro escreveu um poema sobre a situação do Brasil em relação a Bolsonaro e até às chuvas que têm assolado algumas regiões deste país. O poema era social e político e era triste, e de beleza nada tinha. Pois, houve duas criaturas, portuguesas, que disseram "poema lindíssimo de ler". Que conclusão podemos tirar daqui?

      Eu percebo que todos queremos comentadores e, que por dizermos as verdades, podemos perdê-los, mas isso é o que para mim menos importa.

      Beijinhos com muita amizade e obrigada pelo seu comentário ao meu post.

      Eliminar
    3. Boa tarde, Céu!
      É verdade. Ninguém sabe se no futuro o vírus nos bate à porta.

      Quanto aos comentários, há de tudo como na farmácia, como referiu e bem. Em relação a isso, nada a fazer. Cada comentador é responsável pelo que diz e escreve.

      Beijinhos, e continuação de ótima semana, com muita saúde.

      Eliminar
  18. Todos guardamos no coração um mar de ilusões, pois elas nos ajudam por vezes a superar as duras realidades da vida.
    Lindo poema.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é, amiga Maria. É a vida e as suas vicissitudes.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas e gentis palavras que aqui deixou.
      Continuação de boa semana.
      Beijinhos!

      Eliminar