TODOS OS TEXTOS AQUI POSTADOS TÊM DIREITOS DE AUTOR. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO COPIAR OU COLAR QUALQUER TEXTO AQUI EXPOSTO SEM O CONSENTIMENTO DO AUTOR.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

EXPERIMENTEM!


Não me peçam que fique sossegado

Se em redor, nada convida à quietude

Quem pensar que estou quieto só se ilude

Já estarei morto. Só não fui enterrado.


Quando me virem quieto e já calado

Se antes não disse, ou fiz tudo o que pude...

Cuidado!... Não vão ter uma atitude

Que me torne, sem querer, ressuscitado.


É que esta indignação que em mim habita

Dá-me força e poderes de mago ou bruxo

Que mesmo morto, ainda vive e levita.


E, com um pouco mais de sapiência

Ainda invectiva, reage e estrebucha

Experimentem exceder-me a paciência!


Mário Margaride



34 comentários:

  1. Sinceramente, um dos teus melhores poemas: magnífico!

    Abraço de parabéns !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por teres gostado, amiga São.
      Beijinho e feliz dia!

      Eliminar
  2. Senti força e vida vibrando intensamente em teus versos!!! Gostei de ver! Esse é o mago/bruxo que tem poder e vive dentro de nós. A sapiência se mostra ao deixar que ele atue, pois, a vida não pode ser parada, fria, sequer morna, ela há de ser intensa!
    Boa semana, Poeta! Um abraço
    Valéria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Valéria!
      É isso aí minha amiga. Há alturas em que nos revoltamos com o que se vai passando em nosso redor. E temos dar "um murro na mesa". Porque apesar de por vezes parecer que estamos conformados, não estamos! Daí ter escrito este poema.

      Muito Obrigado, pela visita e assertivo comentário.
      Continuação de de ótima semana!

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado, amigo Ricardo, pela e gentil comentário.
      Continuação de ótima semana.

      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. Que poema, meu Amigo! Tão cheio de intensidade e de vontade de viver. Nunca experimentaria exceder-lhe a paciência... Gostei muito.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Graça!
      Fico contente por ter apreciado o meu poema. Não, minha amiga, nunca me irá exceder a paciência...rsss
      Muito Obrigado, pela gentil visita e simpático comentário.
      É sempre um grande prazer, a sua presença aqui no meu cantinho.

      Continuação de ótima semana, com muita saúde.
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Inspirado e belo soneto.
    Também não consigo ficar sossegada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Maria.
      Tem toda a razão. Não podemos ficar sossegados, quando à nossa volta há muita inquietação e desalento. Temos que dar "um murro na mesa", e revoltar-nos.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.

      Continuação de ótima semana.

      Beijinhos!

      Eliminar
  6. Ficar sossegado, só a escrever bons poemas, como é o caso. Adorei :)) Boa tarde!
    .
    O sonho realizado ...
    .
    Beijos e uma excelente semana, quer seja de férias ou de trabalho.
    Cheguei 🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cidália!
      E faz muito bem. Escrever dá-nos calma e serenidade. Embora por vezes, como é o caso, o conteúdo é de revolta.

      Espero que tenha aproveitado bem as férias, como julgo que foi o caso, ao ler o texto que postou no seu blog.
      Aínda bem que assim foi.
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      Continuação de ótima semana!

      Beijinhos!

      Eliminar
  7. Belíssimo poema, muito forte. Me identifico com os versos 5 e 6.
    Sou um pouco eletrica, quando eu parar é porque já fiz tudo o que pude, :))

    Bjinhos e uma feliz semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fatyma!
      Fico contente por teres gostado do poema.
      É isso mesmo minha amiga. No fundo, há sempre algo a fazer, para tentarmos que o mundo seja um pouco melhor. Dentro das nossas limitações.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas e assertivas palavras que aqui deixaste.

      Beijinhos, e continuação de ótima semana!

      Eliminar
  8. Boa tarde Mário,
    Belíssimo poema cheio de intensidade e força de viver.
    Gostei bastante.
    Um beijinho e ótima semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ailime!
      Ainda bem que gostou. Fico contente por isso.
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      Continuação de ótima semana!
      Beijinhos!

      Eliminar
  9. Tudo de bom seu poema. Tem ironia fina, musicalidade nas rimas, dinâmico pra declamar, e o conteúdo, tipo desabafo, aviso ou advertência. Amei!!

    Beijo poético Mário poeta!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lucia!
      Fico contente por teres gostado. É sempre gratificante saber o que sentem os meus leitores ao lerem os meus escritos. Neste caso, sei que gostaste.

      Muito Obrigado, amiga poetisa, pelas simpáticas palavras e assertivas palavras que aqui deixaste.
      É sempre um grande prazer, ter-te aqui no meu cantinho.

      Beijinhos!

      Eliminar
  10. Maravilha, meu amigo Mário!
    Você está cada vez mais criativo!
    Um dos melhores poemas que li por aqui!
    Uma feliz semana, cuide-se!
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Tais!
      Agradeço as simpáticas palavras que aqui deixou, que muito me motiva, e me deixa orgulhoso da minha escrita.
      Continuação de ótima semana, com muita saúde!

      Beijinhos.

      Eliminar
  11. Bello poema te invita a pensar . Te mando un beso .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      Continuação de ótima semana!

      Beijinhos!

      Eliminar
  12. Mi amigo Mario que paso, haz escrito
    con tanta fuerza que hasta aquí al leerte,
    lo he percibido, muy bien escrito gran
    Poeta,todo un placer leerte.

    Besitos dulces

    Siby

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Siby!
      Comigo está tudo bem, minha amiga, não acontece nada.
      Este poema, reflete uma revolta pelo que está a acontecer.
      E por outro lado, uma vontade enorme de poder mudar este estado das coisas, sem medo.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixaste.
      Continuação de ótima semana!

      Beijinhos doces.

      Eliminar
  13. inspire poem to fight until the end...

    Have a wonderful day

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é amiga.
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário que aqui deixaste.

      Continuação de ótima semana!

      Beijinhos!

      Eliminar

  14. Ola Mario, escreves cada vez melhor, teu poema tem
    muita força e muito ritmo.
    Não é facil comentar um poema,mas tudo o que escreves é muito bom e tão diferente
    é sempre um prazer ler-te

    Beijinhos

    Muito obrigada pelos teus comentários no meu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lena!
      Obrigada, minha amiga, pelas simpáticas palavras que aqui deixaste.
      É sempre um grande prazer, ter-te aqui no meu cantinho.

      Continuação de ótima semana!

      Beijinhos!

      Eliminar
  15. Lindíssimo soneto, um dos melhores que já li por aqui.
    Quanta inspiração!
    Boa semana.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Piedade!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um grande prazer, recebe-la aqui no meu cantinho.
      Votos de uma excelente semana!
      Beijinhos!

      Eliminar
  16. Lindo poema. Atualíssimo.
    Gostaria de ler uma poesia tua no meu canal do yyoutube. Gostaria que me enviasse uma do teu gosto. Eu gosto de todas. haha Segue me e-mail.
    sulpriter@terra.com.br
    Abraços!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anajá!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      Sim, minha amiga, irei escolher um poema e te envio pelo e-mail que aqui deixaste. É um prazer para mim, partilhar no teu canal de YouTube, um poema meu, lido por ti.
      Continuação de ótima semana!

      Beijinhos!

      Eliminar