TODOS OS TEXTOS AQUI POSTADOS TÊM DIREITOS DE AUTOR. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO COPIAR OU COLAR QUALQUER TEXTO AQUI EXPOSTO SEM O CONSENTIMENTO DO AUTOR.

sexta-feira, 9 de abril de 2021

NÃO ESPERA POR NÓS


O dia nasce tranquilo... 

Em silêncio

O despertar do sono...

Acorda o torpor da madrugada

Absorta na bruma... 

E na neblina


O dia avança apressado 

Num corrupio alucinante 

Não nos deixando respirar

Com a sua voracidade 

Não deixemos que o tempo... 

No seu caminho veloz

Nos controle, nos engula 

Impiedosamente.


Não desperdicemos o tempo 

Do resto do tempo

Que nos falta

Agarremo-lo pois! 

Como se não houvesse mais tempo 

Porque ele...o tempo... 

Não espera por nós. 


Mário Margaride 



42 comentários:

  1. Sim, não desperdicemos o tempo que nos resta , já basta o que nos roubam...


    Abraço e sonhos bons :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é, amiga São. Não desperdicemos o tempo. Ele passa muito depressa.
      Muito Obrigado, pelo comentário.

      Beijinhos, e bom fim de semana!

      Eliminar
  2. Maravilhoso este poema que nos vai levando pola viagem do tempo que não se para com nada e nos deija ã sua vontade sem nós poder fazer nada por detelo. Gosto da forma do poema, que como o tempo, corre sem obstáculos, sem comas, sem pausas e dan esa idea de apresuramento. Você é um gran poeta.
    Beijinhos e feliz dia nese seu Porto do que eu tanto gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Beatriz!
      Assim é minha amiga. Temos que aproveitar bem o tempo. Ele voa a alta velocidade. Sem rédeas nem obstáculos.

      Muito Obrigado, pelo simpático comentário...
      Eu também adoro o meu lindo Porto!

      Beijinhos e feliz fim de semana!

      Eliminar
  3. Gostei mesmo da imagem do despertar do día nesa vía que da a idea da rapidez com que o tempo trascorre.
    É curioso cómo o tempo, também o atmosférico, é uma costante preocupaçom na gente atlántica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Escolhi essa imagem, para ilustrar o conteúdo do poema. E julgo ter ficado perfeito.

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Que tenha um feliz día, amigo poeta. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Beatriz.
      Igualmente para ti um feliz sábado.

      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Olá Mário!
    Gostei muito do teu poema muito realista viver bem o nosso tempo pois ele nunca mais volta pois a gente nunca sabe se amanhã ainda cá estamos a foto também é muito linda...um beijinho e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Natércia!
      Assim é minha amiga. Viver e aproveitar bem hoje, o tempo que temos. Porque amanhã, podemos já não ter tempo...

      Obrigado, pelo teu simpático comentário.

      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  6. É isso mesmo meu amigo, o tempo não espera por nós, por isso há que viver a vida o melhor possível.
    Belíssimo poema e linda imagem.
    Bom Sábado
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, amiga Maria. Aproveitemos o tempo enquanto cá estamos e pudermos. Amanhã, pode ser tarde de mais...

      Obrigado, pelo simpático comentário.

      Bom sábado para si também.

      Beijinhos!

      Eliminar
  7. Temos que viver... aproveitar o tempo, porque hoje é hoje e amanhã, tudo pode ser diferente...
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é amiga Marta. É vivermos e aproveitarmos o tempo do hoje, da melhor maneira possível. Porque o amanhã, pode não ser igual ao hoje...
      Agradeço igualmente a tua simpática visita.

      Beijos e abraços!

      Eliminar
  8. Oi amigo Mário lindo poema ,amei ler ....
    Tenha um maravilhoso fim de semana !
    Com carinho bjinhos .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cris!
      Muito Obrigado, pela tua visita e simpático comentário...
      Feliz fim de semana para ti também!

      Beijinhos carinhosos...

      Eliminar
  9. Mario é muito difícil para mim ler em português, então se você não pode me escrever em espanhol, sinto muito, não posso ler você

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mucha,
      O blogue tem tradução de espanhol para português e vice versa. Basta clicar em traduzir. É assim que faço no teu blogue. É fácil, minha amiga.

      Boa noite e beijinhos!

      Eliminar
  10. no uso el traductor por lo tanto no me escribas mas en portuguez gracias y adios

    ResponderEliminar

  11. O tempo passa depressa demais, sem darmos por ele
    com esta pandemia  temos muito tempo para nós, 
    temos de o preencher do melhor  que podemos

    cuida-te muito

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Lena. O tempo passa depressa. Por isso, aproveitemos o tempo que temos disponível, porque amanhã, pode ser muito diferente.

      Beijinhos e muita saúde!

      Eliminar
  12. Excelente poema que nos motiva a reflexão sobre o tempo, Mario!
    O tempo passa por nós, ou somos nós que passamos no tempo? Eis a questão. kkkkkkkk
    Gostei muito, porque é dos temas que gosto de ler e de escrever.
    Beijo poético Margaride!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lúcia!
      No fundo, será a mesma coisa. Se não o aproveitamos, ele rapidamente passa por nós. Depois, não podemos voltar atrás. É tarde de mais.

      Obrigada, Lúcia. Pela visita e simpático comentário...

      Beijinhos, e feliz domingo!

      Eliminar
  13. O poema é lindo vez Mário como eu tenho razão a maneira como vivo um dia de cada vez mas isso nem toda a gente consegue fazer só depois de coisas muito graves e temos que ter um acompanhamento por muito tempo pois a gente já nasce a pensar muito longe eu só quero um dia e mais e mais é um bom sinal. Só por hoje eu estou cá um bjo e um bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara!
      Todos vivemos um dia de cada vez. Essa é uma realidade inquestionável.
      O fundamental, é que saibamos aproveitar bem cada dia das nossas vidas. Porque o amanhã, é sempre uma eterna incógnita, e incerteza.
      Espero minha amiga, que aproveites bem o hoje, porque o amanhã...pode ser tarde de mais.

      Obrigada, querida amiga, pela visita e comentário.

      Feliz domingo, com tudo de bom!

      Beijinhos!

      Eliminar
  14. Que belo poema, amigo!
    E que paisagem bonita!
    Ah, na tua alma habita
    O belo, onde faz abrigo!

    Sim, eu concordo contigo!
    O tempo corre e se agita
    Dentro de nós, na finita
    Vida, que viva é um perigo.

    Se é perigoso estar vivo,
    Eis aí o grande motivo
    Em tirar do tempo o prazo

    Que nos sobra, por cativo
    Dele mesmo. Ser ativo
    É prudente, em todo caso!

    Abraço cordial! Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Laerte!
      Muito Obrigado, pela visita e comentário em forma de poema.
      É verdade meu amigo.
      O tempo corre depressa, e não espera por nós.

      É sempre um prazer recebê-lo aqui no meu cantinho.

      Bom resto de domingo!

      Abraço amigo!

      Eliminar
  15. verdade hoje tudo passa muito rapido temos que aproveitar o melhor que a vida nos da adorei bjs feliz domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é, amiga Isa. Aproveitemos o tempo que temos. Porque ele, não espera por nós.

      Beijinhos e bom resto de domingo!

      Eliminar
  16. Mário:
    AQUI HÁ POESIA !
    Um poema com uma mensagem profunda e verdadeira.
    O tempo não espera, temos que o agarrar com todas as forças, antes que seja tarde demais.
    A escolha da imagem está perfeita, o caminho, faz-se caminhando !

    Um abraço e feliz semana !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      É um prazer recebê-la aqui no meu cantinho!

      É muito gratificante saber, que os meus poemas agradam aos amigos e leitores que me visitam. E neste caso particular, à minha amiga Fê.

      É verdade. O tempo é impiedoso. Passa num ápice por nós. Aproveitemos pois, esse tempo, antes que o passe por nós.

      Beijinho e ótima semana!

      Eliminar
  17. Mário, estive a ler os seua poemas e gostei bastante do que li e do seu estilo.
    Parabéns pelo talento.
    Os meus são muito simples... Comecei recentemente...
    Regressando, mas ainda em pausa. Tenha uma boa noite e uma boa semana...
    ~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda, minha amiga!
      Fico muito grato, pelas suas elogiosas palavras, sobre os meus poemas. Muito obrigado!

      Por certo está a ser injusta consigo própria. Tem também talento com certeza.

      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.

      Volte sempre!

      Uma boa noite e ótima semana igualmente para si.

      Beijinhos!

      Eliminar
  18. Poema lindissimo que me fascinou ler.
    .
    Domingo feliz. Cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Ricardo!
      Muito Obrigado pela visita e comentário.
      É sempre um prazer recebê-lo aqui no meu cantinho.

      Bom resto de domingo.

      Abraço amigo!

      Eliminar
  19. Olá, meu amigo Mário!

    Espero, sinceramente, que esteja bem de saúde, tal como eu, e que aproveite os dias o melhor possível. Cada um, "gasta-os" à sua maneira, mas o importante é que sejam livres e proveitosos.

    Tenho lido os seus mais recentes poemas e na generalidade tendo gostado de todos, uns mais, outros, menos, como é natural. Deste gostei sobremaneira porque esmiuçou o dia desde a aurora ao pôr-do-sol, de uma forma muito mágica e bela.

    Não desperdicemos o tempo (ora, veja como escreveu desperdicemos. Só falta uma letrinha), escreveu e estou inteiramente de acordo com o Mário, pois a vida é curta, portanto há que aproveitar o tempo da melhor maneira, visto que ele se escapa pelas nossas mãos. Tenhamos saúde, é o mais importante.

    Português e Espanhol são Línguas muito semelhantes, tanto mais que há tradutores, mas..... esqueci-me do que ia escrever -rs rs rs.

    Beijos, abraços e boa semana. Que continue o solinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Céu!

      Sim, estou bem, felizmente, obrigado. Folgo saber que que a Céu também. Isso é o mais importante.

      Já imaginava que tinha lido os meus poemas. Tenho um dedinho que adivinha...rsss

      A tal letrinha que faltava, não tinha reparado. Mas já está no sítio dela.

      Quanto ao seu comentário, é como diz. O tempo não espera por nós. A vida é curta, e devemos aproveitar o que de bom ela nos pode dar. Porque amanhã, podemos não ter tempo.

      Como sempre, fez um comentário muito assertivo.
      Pois é. Português e Espanhol são muito semelhantes. Mas há pessoas assim...pensam de outra maneira. Paciência...

      Desejo-lhe uma boa noite, e uma excelente semana!
      Beijos e abraços!


      Eliminar
  20. O tempo não espera,fazendo nos o que precisamos ou deixando de fazer qualquer coisa.
    O tempo existe e segue sua natureza.
    Assim como eu e você. Cada um seguindo as próprias motivações.
    Até breve Mario!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é, amiga Vall.
      Aproveitemos o tempo da melhor forma possível. Não o desperdicemos. Porque o tempo não pára. Mas nós sim.
      Obrigada, minha amiga, pelo teu comentário.

      Beijinhos, e ótima segunda feira!

      Eliminar
  21. Mário, este é sem dúvida um poema precioso, repleto de inspiração e sensibilidade poética.
    Precioso como o tempo que corre...
    Beijo meu amigo, e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Teresa.
      É muito estimulante ouvir estas palavras generosas ao meu poema.
      Já deve ter reparado, que escrevo o que sinto e observo em meu redor. É a minha forma de escrever. Dito de outra forma: escrevo com o coração.

      Obrigado amiga Teresa. Pelas suas palavras.

      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar