TODOS OS TEXTOS AQUI POSTADOS TÊM DIREITOS DE AUTOR. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO COPIAR OU COLAR QUALQUER TEXTO AQUI EXPOSTO SEM O CONSENTIMENTO DO AUTOR.

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

ESTE RIO


Este Rio que em mim corre sem parar 

De águas turvas lamacentas sem ter fim

Meu corpo jaz inerte, ao luar

Dentro deste silêncio, de marfim 


Nas margens deste rio que sustento

Despidas de existência coexistem

A alma, a vontade, e o desalento

Que não sei porquê, ainda persistem


Este Rio que afunda a minha alma

Não lava porém a minha dor

Nem este silêncio mudo me dá a calma

Nem a penumbra da tristeza...me dá amor.


Mário Margaride 


45 comentários:

  1. Um bonito poema, embora com a sua nostalgia, mas bem conseguido e muito bem ilustrado por tão bela imagem.
    Boa semana para si e para os seus!
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Piedade!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um grande prazer, recebe-la aqui no meu cantinho.
      Continuação de ótima semana.
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Um rio para lavar as mágoas do poeta. Um rio que corre sem parar. Que não tenha margens de desalento, mas sim de esperança, meu Amigo Mário. Gostei imenso.
    Cuide-se bem.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Graça.
      Esperemos que as águas lamacentas deste rio se purifiquem, e no seu leito nos traga a esperança...
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      Continuação de ótima semana!
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Que as águas desse rio se tornem límpidas e levem para longe toda a tristeza e dor. Nostálgico, profundo e sentido poema.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim esperemos, amiga Maria.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.
      Continuação de ótima semana!

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Lindo, sentido e triste poema, Mário!!!
    Por certo, estas águas escuras e dores, hão de passar e outra vez um rio límpido e cristalino, vai banhar-te, nutrir esperanças, florir alegrias e deixar seu coração pleno de amor!
    Doce semana, Poeta!!! Um abraço
    Valéria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Valéria!
      Esperemos que sim, minha amiga. Que as águas lamacentas se purifiquem, e lavem a tristeza e a solidão, e nos devolvam a esperança...
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixaste.
      Continuação de ótima semana!
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Oxalá essas águas de esse rio se purifiquem a fim de a alegria voltar à sua alma. Poema triste mas lindo de ler.
    .
    Votos de uma feliz semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que sim, amigo Ricardo.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.

      Continuação de ótima semana!

      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. Amigo Mario, um belo e muito triste poema!
    Que este rio leve consigo toda tristeza e dor, não consiga afundar a sua alma e depois que a água turva passar, possa brotar alegria e muito amor.

    Votos de uma feliz semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Fatyma!
      Esperemos que sim, que estas águas lamacentas se purifiquem, e nos tragam alegria e esperança...
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixaste.

      Continuação de ótima semana!

      Beijinhos!

      Eliminar
  7. Gosto do teu estilo de postar, Mario. Mão há rodeios, palavras intrincadas, linguagem inacessível. Há sentimento e lirismo. O rio é dos meus temas preferidos pois somos como ele, avançamos em busca do mar, mas contido pelas margens.
    Parabéns.
    Beijo doce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lucia!
      Fico contente por gostares do meu estilo.
      É assim que sinto a poesia. Onde através das palavras, transmito o meu sentir, as minhas emoções.

      Muito Obrigado, pelas simpáticas e gentis palavras que aqui deixaste.

      Continuação de ótima semana, amiga poetisa!

      Beijinhos doces...

      Eliminar
  8. Sempre muito bom ler gostei muito bravo bjs saude feliz semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isa!
      Muito Obrigado, pelas tuas palavras.
      Continuação de ótima semana!
      Beijinhos!

      Eliminar
  9. Boa noite, amigo Mário !

    Um poema nostálgico mas muito belo, como bela é, a imagem desse rio.
    A alma, a vontade, e o desalento, ainda persistem, porque sabem, que apesar dos obstáculos, o rio segue sempre o seu destino.

    Um beijinho meu amigo, noite serena.
    Feliz semana !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga FÊ!
      Assim é minha amiga. O Rio segue sempre o seu caminho, apesar dos obstáculos que encontra no seu percurso, até desaguar em águas límpidas e transparentes, que nos lavam a alma e o coração.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.
      É sempre um grande prazer, a sua presença aqui no meu cantinho.

      Continuação de ótima semana!
      Beijinhos, de carinho e amizade.

      Eliminar
  10. Adoro a sua forma de fazer poesia. Amei este poema!!
    .
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Cidália, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.

      Continuação de ótima semana!

      Beijinhos!

      Eliminar
  11. Uy que triste y bello poema. Te mando un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      Continuação de ótima semana
      Beijinhos!

      Eliminar
  12. Há dias e inspirações assim, tristes e desalentadas...
    Em verso livre e bonita rima alternada...
    Que venham dias de beleza e esperança iluminar a sua alma.
    Como sempre, uma ilustração de muito bom gosto.
    Foi um prazer passar pelos seus domínios.
    Boa semana. Beijinhos.
    ~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Majo!
      Assim é minha amiga. A poesia para mim, é um estado emocional. E reflete a cada momento que escrevo, o meu sentir e as minhas emoções. É exactamente o caso.
      É gratificante para mim, ter a sua presença, e simpáticas e gentis palavras.
      Muito Obrigado, pelo seu comentário, muito importante para mim.

      Continuação de ótima semana.
      Beijinhos, de carinho e amizade.

      Eliminar
  13. Meu amigo Mário, ás vezes estamos muito ruim de espírito, meio para baixo, como falamos aqui, que não há rio, mar, mata, serra que nos traga um pouco de alegria, ainda mais atravessando uma pandemia. E você tirou vantagem disso e criou, na imaginação, um belíssimo e criativo poema! Aplausos!
    Gostei muito, Mário! Tenho a impressão que os poemas mais belos estão justamente encobrindo as tristezas da alma.
    Uma feliz semana, já Portugal saindo sem máscara, mas cuidando-se!!
    beijinho, amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tais!
      Assim é minha amiga. Como sabe, a poesia é para mim, uma forma de expressar o meu sentir e as minhas emoções. E há momentos em que, o que nos rodeia de alegre nada tem, antes pelo contrário. Daí, nascem poemas menos risonhos. É a vida e as suas circunstâncias.
      Outros poemas virão, mais alegres, e versando outros temas mais risonhos...

      Muito Obrigado, pelas palavras que aqui deixou.
      Continuação de ótima semana!
      Beijinhos de amizade.

      Eliminar
  14. Bom dia de paz, amigo Mário!
    Estamos em sintonia com rio, mar e um sentimento unânime que assola a humanidade: nada " me dá Amor".
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Roselia!
      Assim é minha amiga. É a vida e as suas circunstâncias.
      Melhores dias virão, por certo.
      Muito Obrigado, pelas palavras que aqui deixou.
      Continuação de ótima semana!
      Beijinhos!

      Eliminar
  15. O río da imagem refrexa o sentimento do poema.
    Ha muita tristeza aí..
    Os nossos estados de ánimo saen a superficie e bom é expresalos tão poeticamente, como voçe sabe.
    Abraço, Mario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é amiga Beatriz.
      São as circunstâncias do nosso tempo, onde a tristeza e o desalento, estão bem presentes no nosso dia a dia.
      Muito Obrigado pelas palavras que aqui deixaste.
      Continuação de ótima semana!
      Beijinhos!

      Eliminar
  16. Olá, caro Arthur.
    Muito Obrigado, pela visita e comentário.
    É sempre bem-vindo a esta casa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Wowwww que paso mi amigo, hoy
    la tristeza te inspiro, a veces
    amanecemos como el tiempo, el
    alma se arruga un poquito,espero
    vuelvas a sonreír.

    Besitos dulces

    Siby

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Siby!
      Assim é minha amiga. Há momentos em que a melancolia nos invade, nos absorve. Tempos mais airosos, mais luminosos, virão...
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixaste.
      Continuação de ótima semana!
      Beijinhos doces...

      Eliminar
  18. darkness will shining, and love will come....

    Wonderful poem to describe sad condition of now days

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E verdade minha amiga. Melhores dias virão...
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      Continuação de ótima semana!
      Beijinhos!

      Eliminar
  19. Sempre uma brilhante inspiração poética!
    Fique bem Amigo Mário!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Isamar, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.
      Beijinhos, e continuação de ótima semana!

      Eliminar
  20. E o que dizer de uma construção tão linda!? Estou aqui lendo e relendo e a cada leitura me encanto mais com tua poesia! Nostálgico, mas profundo!

    Saudações poeta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Vanessa!
      Muito Obrigado, pelas motivadoras e simpáticas palavras que aqui deixaste.
      É sempre um grande prazer, ter-te aqui no meu cantinho.
      Beijinhos!

      Eliminar
  21. Magnífico poema, Mário!
    Soubesse eu de um rio cuja água lavasse o seu tanto desalento e logo o reencaminharia até si. Mas não sei, juro!
    Beijo, tenha uma feliz semana meu amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Teresa!
      Imagino que sim, minha amiga. Aos poucos as águas deste rio, vão ficando mais limpas e transparentes.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas e gentis palavras que aqui deixou.
      É sempre um grande prazer, recebe-la aqui no meu cantinho.
      Votos de uma excelente semana!
      Beijinhos, de carinho e amizade

      Eliminar