TODOS OS TEXTOS AQUI POSTADOS TÊM DIREITOS DE AUTOR. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO COPIAR OU COLAR QUALQUER TEXTO AQUI EXPOSTO SEM O CONSENTIMENTO DO AUTOR.

sexta-feira, 16 de julho de 2021

SILÊNCIO


Como é bom o silêncio

quando prefiro

estar a sós comigo

e me retiro

para o meu mundo interior

onde sozinho…

me aquieto

me abrigo

sem quaisquer defesas

nem pudor

me revelo

me revejo

me digo…

me desdigo.


Como é mau o silêncio

quando te chamo

e te peço que me ajudes

te reclamo

o apoio

o ombro

o abraço…

e com ar de embaraço

me desiludes

deixando-me um rasto de sargaço

sem vida

ressequido… 

como as tuas atitudes.


Mário Margaride 




32 comentários:

  1. Boa tarde!
    Parabéns pelo excelente poema. Parabéns Poeta. Escreve maravilhosamente bem:))

    -
    Momentos de lúcida reflexão
    -
    Beijo, e um excelente fim de semana..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cidália!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um grande prazer, a sua presença aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e feliz fim de semana!

      Eliminar
  2. por vezes faz bem o silencio mas um poema muito bonito bjs saude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isa!
      Assim é minha amiga.
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.

      Beijinhos, e feliz fim de semana com muita saúde!

      Eliminar
  3. Poema muito bonito que me deu gosto ler. Por vezes precisamos desses momentos de silêncio a fim de nos "interrogarmos" e encontramo-nos a nós próprios..
    .
    Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Ricardo.
      É verdade, caro amigo. Por vezes precisamos de um recolhimento interior, para reflectirmos...
      Grato, pela visita e gentil comentário.

      Abraço amigo.

      Eliminar
  4. Há silêncios reconfortantes e outros que magoam a alma.
    Nostálgico e belo poema.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Maria.
      Assim é minha amiga. Nem mais.
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.

      Bom fim de semana!

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Desculpe o aforismo, mas julgo que se enquadra: mais vale só do que mal acompanhado.
    Bom fim de semana.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Juvenal.
      Tem toda a razão na alusão que faz. É mesmo isso.
      Muito Obrigado, pela visita e leitura assertiva.

      Bom fim de semana, com muita saúde.

      Abraço amigo.

      Eliminar
  6. Hola mi amigo, hay silencios que hablan
    por si solos,también hay otros que te dicen
    lo que tu boca no se atreve,en realidad hay
    de todo, bonitos y algunos dolorosos, un placer
    disfrutar siempre de tu Poesía, que tengas un
    bonito finde Mario.

    Besitos dulces

    Siby

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Siby!
      Assim é minha amiga.
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário...
      É sempre um grande prazer, ter-te aqui no meu cantinho...
      Feliz fim de semana, igualmente para ti.

      Beijinhos doces...

      Eliminar
  7. Mário, hoje peço ao poeta que me deixe assinar com ele este poema.
    Isto porque acabei de o ler e senti algo, assim, como se todas as palavras fossem minhas e por mim alinhadas em verso.
    Adorei, meu amigo!
    Beijo (tristemente silencioso), feliz fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa.
      Pode por certo assinar o poema, o poeta dá essa permissão.
      Fico contente por gostar do poema. No fundo, terá em si mesmo, algo que é comum a todos nós. O silêncio, a solidão, que muitas vezes impomos a nós próprios, para refletirmos, e nos refugiar, numa conversa interior. E o reverso da medalha. Onde esse silêncio nos é imposto, e nos inquieta e revolta.
      Obrigado, minha amiga. Pelas sensíveis e sinceras palavras que aqui deixou.

      Desejo-lhe um feliz domingo, com muita saúde.

      Beijinhos, de carinho e amizade.

      Eliminar
  8. Querido poeta e amigo Mário amei o poema ,me identifiquei um pouco ...
    Te desejo muita luz ,amor,paz e um maravilhoso fim de semana ❣️
    Com meu carinho sempre abraços 🙏🌷

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida amiga Cris.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras e carinhosas que aqui deixaste.
      Igualmente te desejo um maravilhoso domingo com muito amor e carinho...

      Beijinhos carinhosos...😘❤️🎉

      Eliminar
  9. Boa noite amigo Mário,
    O silêncio tem estas duas faces, o que nos consola e o que nos desola.
    Devemos cultivar o primeiro para nos fortalecermos, e afastarmo-nos dos segundo que nos enfraquece.
    Um belo e reflectivo poema com o qual também me identifiquei. Parabéns meu amigo.

    Continuação de feliz final de semana.

    beijinho com carinho e amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga FÊ, boa noite.
      Assim é minha amiga. Por vezes precisamos de auto recolhimento. Para olharmos para dentro de nós, e refletirmos nas nossas atitudes e comportamentos, e tentar mudar algo que não gostamos, e melhorarmos. O outro é o silêncio que nos impõem, esse é nefasto, faz-nos muitas vezes sofrer, desiludir, inquietar...

      Muito Obrigado, amiga FÊ. Pelas palavras assertivas e sensatas, que aqui deixou.

      Votos de um feliz domingo, com muita saúde.

      Beijinhos, de carinho e amizade.

      Eliminar
  10. As duas faces do silêncio tão verdadeiramente expostas!

    Abraço, sonhos bons :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade amiga São.
      Grato pelo comentário.

      Beijinhos, e bom domingo!

      Eliminar
  11. Belíssimo poema, amigo Mário! Tocante.
    Dois silêncios, o bom e o mau.
    Adoro estar em silêncio quando escrevo, quando leio, comigo sozinha, pensando. E que ruim quando estamos tristes, agoniados, sensibilizados ou uma lágrima rola e precisamos não de barulho, mas daquela alma gêmea, que nos acode, ou de uma palavra amiga! O silêncio tem duas facetas distintas, aliás como quase tudo em nossas vidas têm dois lados.
    O final de seu poema está amargo, mas esse é o silêncio que ninguém quer!
    Maravilha.
    Um ótimo domingo pra você, meu amigo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Tais.
      Sim, todos precisamos de um recolhimento silencioso, para nos reencontrarmos connosco próprios, para nos questionarmos, e encontramos quiçá, novos rumos, novos caminhos.
      O outro silêncio, que nos é imposto, temos que o evitar.

      Muito Obrigado amiga Tais, pelas palavras assertivas que aqui deixou.

      Feliz domingo, igualmente para si.

      Beijinhos!

      Eliminar
  12. Gostei infinito disste poema!
    Que passe um bo domingo.
    Meu blog www.leriasdebea.blogspot.com
    estará apartafo do público uns días. Pezo disculpas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Beatriz.
      Muito Obrigado, pelas visitas e simpáticos comentários que aqui tens deixado, que muito gostei.
      Não tens que pedir desculpa minha amiga.
      Uma pausa é sempre necessária, para um pouco de descanso.

      Tudo de bom para ti, amiga Beatriz.
      Até daqui a uns dias.

      Beijinhos, e feliz semana!

      Eliminar
    2. Olà Mario, não se trata de uma pausa por descanso do persoal, rsrs é uma pausa obrigatoria para ver se Amazon me publica Lerias de Bea, pois ao ter o blog público não me permite a publicação em livro.
      Vam ser poucos dias! Agardo poder anunciar a boa nova!!! Bo día!Beijo

      Eliminar
    3. Olá Beatriz, bom dia!
      OK, minha amiga, já entendi. Estava a fazer outro raciocínio.
      Assim sendo, tem que ser.
      Fico então esperando pela boa nova. Felicidades para o novo livro!

      Beijinhos e feliz semana!

      Eliminar
  13. E do seu silêncio brotou este fabuloso poema!!!
    Que a sua semana seja muito feliz Mário!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isamar!
      Muito Obrigado, pelo simpático comentário que aqui deixou.
      É sempre um grande prazer a sua presença aqui no meu cantinho.

      Beijinhos!

      Eliminar
  14. Boa noite de serenidade, Mario!
    A segunda estrofe mostra um lado ruim do ser humano que não nota como faz o mal ao coração do outro.
    Melhor é atentar para as atitudes que denigrem a condição humana do ser.
    Tenha um amanhecer abençoado!
    Abraços fraternos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Rosélia!
      É verdade minha amiga. Nada mais doloroso do que a indiferença. Quando precisamos de alguém, e esse alguém nos ignora. É de facto doloroso.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas e assertivas palavras que aqui deixou.
      Continuação de boa semana!

      Beijinhos.

      Eliminar