TODOS OS TEXTOS AQUI POSTADOS TÊM DIREITOS DE AUTOR. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO COPIAR OU COLAR QUALQUER TEXTO AQUI EXPOSTO SEM O CONSENTIMENTO DO AUTOR.

quarta-feira, 14 de julho de 2021

IMAGEM NO PAPEL


Por mim passaram escolas de pintores

nas quais me inspirei imagens belas

pintei tão lindos quadros, lindas cores

mas limitei-me tão- só, a criar telas.


Na pedra dura que cede ao viril traço

do escultor que assim, tem tal visão

fica apenas um modelo, a escropo e maço

em que se supõe estar toda a minha, dimensão.


Na arte escrita, invento as palavras

umas feitas de aço, e outras de mel

mas são somente descrições frustradas

não passam de uma imagem...no papel.


Mário Margaride 


33 comentários:

  1. Uma imagem espectacular; um poema de difícil leitura, particularmente as primeiras duas quadras.
    Digo eu, que não sei poetizar, e me desculpe o poeta, que desta vez complicou... mas brilhou.
    Mário, um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Teresa,
      O que no fundo quero dizer, é que não sendo pintor para pintar belos quadros, os quais transmitem o seu sentir através das telas. E os escultores através das obras. Eu apenas esculpo o meu sentir pelas palavras no papel. É isso amiga Teresa.
      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Tudo isso eu entendi, amigo Mário.
      Reli e mantenho, o poeta complicou e não foi no conteúdo. Mas brilhou, como brilha em todos os poemas, e isso é o que interessa. E mais, já o vi aqui brilhar num desenho.
      Hoje deu-me para isto. Não ligue.
      Beijo.

      Eliminar
    3. Não há qualquer problema, amiga Teresa. Os poemas têm sempre interpretações diversas.
      Sim, em tempos idos, houve um época que me dediquei ao desenho. E tenho alguns que nessa altura desenhei. Mas já lá vão uns anitos que não desenho. Pode ser que um dia volte a desenhar.
      Muito Obrigado, minha amiga, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.
      É sempre um grande prazer, a sua presença aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e ótima noite!

      Eliminar
  2. Aquí reuniu as artes niste poema. Não sei se voçe as practica tudas mas o poema é gostoso e a imagem, um solpor de pintor.
    Desejar-lhe uma cuarta feira agradabel.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Beatriz.
      Sim, é verdade. Estão aqui referidas, a pintura, a escultura, e a poesia, logicamente, como imagens, para construir o poema. No que a mim diz respeito, apenas o desenho é uma vertente que pratiquei. Mas já há muito tempo que não desenho. Tenho alguns, que há uns tempos idos desenhei, mas já não desenho há muito tempo...

      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um grande prazer, a tua presença aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e ótima noite!

      Eliminar
  3. Um poema poderoso, lindo! Obrigada pela partilha!:)
    -
    Daria a minha vida e não seria desleal
    -
    Beijos, e um dia feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, amiga Cidália. É sempre um grande prazer, a sua presença e gentil comentário aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e ótima noite!

      Eliminar
  4. Imagem no papel altamente poética, querido poeta! Aquele que escreve se assemelha ao pintor ou escultor. Esculpe e pinta as palavras com os sentimentos que tem como resultado um formoso poema. Parabéns!!

    Beijo poético pra ti....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lucia!
      É verdade amiga minha amiga.
      A poesia, é como construir uma escultura, ou pintar um quadro. Vamos esculpido palavra a palavra, a nossa escultura, a nossa tela, que é o poema.
      Muito Obrigado, amiga poetisa, pelas palavras simpáticas que aqui deixaste.

      É sempre um grande prazer, ter-te aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e ótima noite!

      Eliminar
  5. poema lindo seja em papel ou nao parabens bjs saude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Isa, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um grande prazer, ter-te aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e ótima noite, com muita saúde!

      Eliminar
  6. Un poema que puede tener varias lecturas..quien escribe creo que de alguna manera tambien se parece a quien pinta o esculpe, las motivaciones para realizar su obra son diferentes, hay una intencionalidad que se puede ir modificando en el proceso de realizacion .. y toda obra de alguna manera siempre refleja una parte nuestra real o ficticia.. muy buen poema..me ha gustado.. Llego desde el blog de Siby, saludos desde Argentina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eli!
      Seja bem vinda! É sempre um grande prazer, receber novas visitas e gentil comentários.
      É verdade. Um poema pode ter várias leituras, efetivamente.
      Concordo plenamente com essa observação. A poesia é, também em si própria, uma forma de escultura. O poeta, o escritor, vai construindo letra a letra, a sua escultura, a sua obra literária. E como diz, e bem, pode ser real ou fictícia.

      Que ótimo, que tenha vindo do blog da Siby. Gosto muito dos poemas dela.

      Muito Obrigado, amiga eli, pela simpática visita e gentil comentário.

      Beijinhos, e feliz semana!

      Eliminar
  7. Por vezes as imagens no papel têm uma dimensão intensa, profunda, maravilhosa. Talento, inspiração, criatividade poética que aplaudo e elogio.
    .
    Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, amigo Ricardo, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.
      É sempre um grande prazer, a sua presença aqui no meu cantinho.

      Abraço poético.

      Eliminar
  8. Amigo Mário, não podemos brilhar em todas as áreas, embora força fazemos! Porém, brilhar lindamente em uma área, já é uma grande coisa. Eu gostaria de brilhar, também, na poesia, mas senti que minha área é outra.
    Você brilha na poesia, gosta dela, e isso dá uma satisfação imensa, não é?
    Gostei muito dessa sua verdade revelada.

    "Na arte escrita, invento as palavras
    umas feitas de aço, e outras de mel"

    Uma ótima semana, cuidando-se sempre.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Tais.
      É verdade. Não podemos ser ases em todas as vertentes das artes. Eu tento escrever poesia que agrade aos leitores. Esculpindo no papel, ou na tela, o meu sentir, as minhas emoções.

      Muito Obrigado amiga Tais, pelas simpáticas palavras palavras que aqui deixou.
      É sempre um grande prazer, a sua presença aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e continuação de ótima semana com muita saúde.

      Eliminar
  9. A poesia, amigo Mário, é a arte onde podemos ser tudo.
    Pintores, escultores, músicos e até bailarinos...basta ter o dom de "brincar" com as palavras.
    Dom que o meu amigo possui.

    Um beijinho e noite serena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga FÊ.
      É verdade. A poesia, é um universo onde todas as artes estão sempre presentes.
      É, como diz, e bem, basta ter o dom de "brincar" com as palavras.
      Muito Obrigado, pelas gentis e simpáticas palavras que aqui deixou.

      Beijinhos, e bom fim quinta feira.

      Eliminar
  10. O poeta é um artista
    Misto - multifacetado.
    Fê Blu já deu o recado,
    Mário! Teu ponto de vista
    Respeito. Um analista
    Daria uma opinião
    Abalizada. Eu não,
    Mas como versejador
    Acho o poema um primor.
    Parabéns e gratidão!

    Gostei do poema amigo! Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Laerte.
      Muito Obrigado, pela visita e belo poema, em forma de comentário.

      É sempre um grande prazer, a sua presença aqui no meu.

      Abraço fraterno.

      Eliminar
  11. Hermosa imagen acompaña tu
    bello poema mi amigo, eres
    muy especial escribiendo,
    llevas magia en tu pluma.

    Besitos dulces
    Siby

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Siby.
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      Sempre muito simpática e generosa...
      É sempre um grande prazer, ter-te aqui no meu cantinho.

      Beijinhos doces...

      Eliminar
  12. Un enorme placer ha sido poder leer y disfrutar tu poesía, gracias por compartir
    Un abrazo
    Carmen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Carmen!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário...
      É sempre um grande prazer, a tua presença aqui no meu cantinho.

      Feliz semana.

      Beijinhos!

      Eliminar
  13. Olá, Isa.
    Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
    Volte sempre!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Respostas
    1. Olá, amiga!
      Seja bem vinda ao meu blogue!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.

      Beijinhos.

      Eliminar
  15. Oi meu querido poeta e amigo lindo poema que amei ler ...
    Te desejo muita luz ,amor,paz e um maravilhoso fim de semana ❣️
    Com meu carinho abraços 🙏🌷

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Cris.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras palavras que aqui deixaste...
      É sempre um grande prazer, ter-te aqui no meu cantinho.
      Igualmente para ti, um feliz fim de semana com muito amor e carinho...
      Beijinhos carinhosos...😘❤️🎉

      Eliminar
  16. Olá Mário,
    Um poema repleto de uma enorme inspiração poética.
    Gostei especialmente deste verso:
    "Na pedra dura que cede ao viril traço
    do escultor que assim, tem tal visão
    fica apenas um modelo, a escropo e maço
    em que se supõe estar toda a minha, dimensão."
    Fique bem, beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isamar.
      Muito Obrigado pela visita e gentil comentário, que muito me alegra.
      É gratificante saber, que os meus poemas são do seu agrado.
      É sempre um grande prazer, a sua presença aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e feliz dia!

      Eliminar