TODOS OS TEXTOS AQUI POSTADOS TÊM DIREITOS DE AUTOR. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO COPIAR OU COLAR QUALQUER TEXTO AQUI EXPOSTO SEM O CONSENTIMENTO DO AUTOR.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

MENINO INFELIZ


Estou em frente ao computador

Desinspirado, nada me ocorre

Há um vazio dentro de mim

São momentos...

Que não sabemos, o que pensar

De repente...

Lembramo-nos, de algo

Que nos aguça, a memória esquecida

Recuo então, no espaço e no tempo

Da minha infância

Lembro-me...

De um menino franzino

Irrequieto e triste...

Recordo uma criança pobre, e infeliz

Uma lágrima...

De repente escorre, pelo meu rosto

Aturdido!

Pensei em parar, mas...

Continuei...

Rebuscando no baú das minhas memórias

Infelizes, mas reais

Imagens longínquas

Recordo o menino, pobre e triste

Que tinha fome... E não tinha pão

Arrepio-me, só de lembrar-me!

Decido então...

Repor novamente no sótão

O baú das memórias

Para que repouse em descanso

Guardando no seu seio...

Imagens, que são marcas, que nos marcam

E que fazem de nós, o que somos hoje

Nesta passagem, da nossa existência.


Mário Margaride 


34 comentários:

  1. O passado que vivemos é marca indelével daquilo que somos.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida amigo Juvenal.
      Obrigada, pelo comentário.

      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Sempre fui uma criança pobre. Muito pobre mesmo. Mas nunca fui infeliz. Brinquei, corri, joguei à bola, ao pião, à corda, à cabra cega, fui aos ninhos, roubei fruta nos quintais. Pobre sim. Infeliz não
    .
    Feliz fim de semana …Abraço de amizade.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Ricardo!
      Cada um tem de nós teve a sua infância. Uns mais felizes, outros menos felizes, uns com berço de ouro, outros de palha. A vida é o que é.
      Ainda bem que o amigo não teve uma infância infeliz.


      Obrigada, pelo comentário.

      Feliz fim de semana, igualmente para si.

      Abraço amigo.

      Eliminar
  3. Oi Mário poema um pouco triste mas é lindo de se ler ...
    Com carinho tenha um maravilhoso fim de semana de muita luz !
    Bjinhos 💐愛💝🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cris!
      Muito Obrigado, pelo carinhoso comentário...
      Feliz fim de semana para ti também.

      Beijinhos carinhosos... 😘🌹❤️

      Eliminar
  4. me estou a ler aqui pois eu tambem fui assim mas tinha amor da minha avo que foi ela quem me criou e me deu tudo o que sei hoje mas foi muito duro até aos meus 12 anos pois a minha mae nos abandenou para seguir o homem que ela pensava que era o homem da vida dela mas o amor da minha avo esse nunca nos faltou e hoje sou quem sou graças a ela a vida ela é assim desejo tudo de bom para si amigo bjs saude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isa!
      A vida é mesmo assim. Cada um de nós teve a infância que teve... Umas mais felizes, outras menos...
      Este poema, reflete recordações, que me assaltaram a memória... Agora estão de novo no baú, bem guardadas.

      Obrigada amiga Isa, pelo teu comentário.

      Beijinhos, e bom fim de semana!

      Eliminar
  5. Também não fui(nem sou) muito feliz...

    Abraço solidário, Mário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim a vida minha amiga...
      São águas passadas. Que não sei porque, me assaltaram a memória...!Mas já lá estão bem guardadas no sótão das recordações...

      Obrigada, amiga São.

      Beijinhos, e feliz fim de semana!

      Eliminar
  6. Mário, espero/desejo que o menino irrequieto e triste, pobre e infeliz seja hoje um homem feliz.
    Adorei este tristinho poema. Recordei a minha infância feliz.
    Beijo muito amigo, bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Teresa, foi um momento em que as recordações da infância me assaltaram a memória. Mas já lá estão guardadas no sótão, bem fechadas no baú.
      Hoje, vou vivendo o meu dia a dia da melhor maneira possível.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.

      Votos de ótimo fim de semana!

      Beijinhos!

      Eliminar
  7. Amigo Mário, agora fui eu que me emocionei.
    As recordações da infância são marcantes, e mais ainda, quando foram de um menino triste.
    À medida que vamos envelhecendo, essa longínquas imagens ficam mais presentes e deixam-mos melancólicos.
    Guardá-las no sótão, dentro do baú das memórias, pode ser uma solução, ou então, deitá-las cá para fora, como tão bem o meu amigo fez, neste seu poema.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Fê, estas recordações surgiram assim de repente. Foi uma espécie de nostalgia que assaltou a minha memória.
      Mas é como disse, e bem. Vamos envelhecendo, e surgem estas recordações. Mas já lá estão no sótão bem guardadas.

      Agradeço, as palavras solidárias que aqui deixou, minha amiga.

      Votos de um excelente fim de semana!
      Beijo, de sincera amizade.

      Eliminar
  8. Por mais que fechem o baú, elas aparecem...
    Guardamos sempre no fundo, o menino/a que fomos...
    Não sendo rica, não me faltaram bens materiais, só atenção e carinho...
    Costuma-se dizer que cada um tem a sua cruz...
    Bom fim de semana. Beijinhos.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Majo.
      É verdade. Por muito que fechemos o baú, as memórias acabam sempre por aparecer. Mesmo que não queiramos...
      No fundo... Fazem de nós, são a nossa identidade.
      Obrigado, estimada amiga Majo. Pelas suas palavras.

      Bom fim de semana, igualmente para si.
      Beijinhos!

      Eliminar
  9. Logo no início de seu magistral poema, disseste que sente desinspirado, que nada lhe ocorria pra escrever, e o vazio que sentia.... Tão normal esse momento, querido poeta. Penso que acontece essa falta de inspiração a muitos que escrevem. Quando me ocorre, deixo-me ficar um tempo sem escrever . Não temos essa obrigatoriedade de estar em dia com nossos escritos. Passa. Logo algo nos chama a atenção e a verve para um mote desponta em nosso íntimo.
    Lembranças da infãncia, que maravilha , quando se foi uma infância feliz. Se não, apenas lembranças e logo o momento presente nos chama. Parabéns . Gostei muito. Abraços ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Lucia.
      Há momentos na nossa vida, que estas situações acontecem.
      E a nostalgia da nossa infância, emerge dos escombros do passado. No fundo...faz parte de nós, é a nossa identidade.
      Seja mais, ou menos feliz.
      Muito Obrigado, amiga Lucia. Pelas tuas simpáticas palavras.

      Votos de um excelente fim de semana!
      Beijinhos!

      Eliminar
  10. Olá Mário!
    Poema lindo de um menino triste eu acho que não serias só tu um menino triste porque eu era uma menina como tu descreves no teu poema tinha que trabalhar sempre o meu pai com 6 anos eu tinha que trabalhar no campo de sol a sol o que faz hoje uma menina de 6 anos eu vejo pelas minhas netas a única coisa que fazem é andar com o telemóvel na mão e são cinco e todas elas têm um e depois dizem que a vida está má isso foi para ti e para mim e muitos mais meninos tristes não achas? Um beijinho e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Natércia!
      Sim, é verdade. Não fui o único menino pobre e triste que existiu. Muitos outros meninos e meninas sofreram a mesma coisa. Mas eu aqui falo de mim. Da minha infância, da minha realidade.
      É igualmente verdade, que nessa altura, as crianças de famílias pobres, tinham que começar a trabalhar muito cedo para ajudar a família. Eu comecei a trabalhar com 12 anos. Hoje, isso é considerado trabalho infantil. Mas na minha geração, não era. Como sabes perfeitamente. Ainda bem que hoje as coisas são bem diferentes. No entanto... Ainda há muitas crianças pobres e tristes, infelizmente...
      Obrigada, amiga Natércia, pelo teu comentário.

      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  11. Olá, amigo Mário, a sua visita ao tempo da infância, que embora tenha sido pobre e triste, certamente tinha as suas alegrias e sonhos, pois não fosse assim, não teríamos o poeta que temos. Parabéns, poeta, pelo poema que deve ter resgatado muita coisa boa que o acompanha até esses dias em que enfrentamos uma pandemia.
    Um bom domingo.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Pedro!
      É verdade. Foi uma visita ao baú das memórias. Memórias essas, que marcaram o meu percurso de vida. Depois, vamos trilhando o nosso caminho, com as vicissitudes que a vida nos impõe.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.
      Votos de um bom domingo.

      Abraço de amizade.

      Eliminar
  12. Meu amigo, tenho a sensação, que quanto mais avançamos na idade, mais as memórias da infância vêm ao nosso pensamento. O passado nos moldou e os momentos especiais, ficaram marcados para sempre no nosso coração, soltando-se por vezes do baú das recordações.
    Sentido, profundo e belíssimo poema.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Maria!
      Assim é minha amiga. Com o avançar na idade, vem à memória a nossa infância. A vida é mesmo assim.
      Hoje, a vida continua com as suas derivas e vicissitudes.
      O passado, a infância, ficam agora bem guardadas no baú das recordações.
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.

      Bom domingo, amiga Maria!
      Beijinhos!

      Eliminar
  13. Olá, amigo Mário, que belíssimo poema, arranca as mais puras emoções de quem o lê. Crianças não deveriam ser tristes, mas aí penso, como não? Como ser alegre e feliz em condições meio precárias? Mas tudo passa, e ficam apenas recordações que vão, com o tempo, sumindo...sumindo...até ficarem turvas.
    Beijinhos, um bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Tais!
      É verdade minha amiga. Mas infelizmente existirão sempre crianças tristes e infelizes. Na minha época, nas famílias pobres como a minha, as crianças tinham que ir trabalhar para ajudar a família. Comecei a trabalhar com 12 anos. Nessa época, não era considerado travo infantil. Hoje sim, já o é. Como se percebe, perdi toda a minha infância e adolescência a trabalhar... Enfim... Tempos que já lá vão.
      Essas memórias já as guardei, bem lá no fundo do baú das recordações.

      Muito Obrigado, amiga Tais, pelas suas palavras.

      Beijinhos e bom domingo!

      Eliminar
  14. Mário,
    Nossas memórias alegres
    ou tristes
    são sempre nossas e
    se tornam
    enredos para para
    nossa poesia.
    Bjins de domingo.
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Catiaho!
      Assim é minha amiga.
      Muito Obrigado, pela visita e comentário.

      Votos de uma excelente semana!
      Beijinhos!

      Eliminar
  15. Boa noite Mário,
    Um poema de memórias belíssimo.
    Pena não ter sido uma criança feliz.
    Todas as crianças de todos os tempos deviam ter amor, pão, habitação e felicidade.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ailime!
      A realidade é o que é. Faz parte de nós. É a nossa identidade.
      Muito Obrigado, pelas palavras que aqui deixou.

      Votos de uma excelente semana!
      Beijinhos!

      Eliminar

  16. Me emocionei, me arrepiei ao ler a infância dessa criança, que eras tu; só que acontecia a muitas...a infância deveria ser relembrada com momentos felizes,..A minha prefiro a deixar onde está...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lena!
      É verdade... Foi a infância que tive. E este texto, ou poema. Foi um momento nostálgico que assaltou a memória.
      Mas, já está no baú das memórias bem guardado no sótão. Para lá ficar eternamente.
      Uma boa semana, Lena!

      Beijinhos!

      Eliminar