TODOS OS TEXTOS AQUI POSTADOS TÊM DIREITOS DE AUTOR. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO COPIAR OU COLAR QUALQUER TEXTO AQUI EXPOSTO SEM O CONSENTIMENTO DO AUTOR.

segunda-feira, 10 de maio de 2021

EM BUSCA DA LIBERDADE


Tu que ris, pássaro triste

Quando te apetece chorar

Que voas sem rumo ou norte

Viajas sem passaporte

Sem um cais onde aportar.


Tu! Viajante da noite

Que não vês a luz do dia

Caminhas de olhos vendados

Por caminhos empedrados

Sem encontrares alforria.


Tu! Viajante no tempo

Que percorres o mundo inteiro

Em busca de um mundo novo

Por muito que corras, povo!

Nunca chegarás primeiro.


Mário Margaride





34 comentários:

  1. Excelente!!!

    Beijinho e boa semana, Mário :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, SÃO.

      Beijinhos e igualmente para ti, uma ótima semana!

      Eliminar
  2. foto linda mas popr agora nao se pode viajar hehe lindo poema bjs saude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tarda, já podes voar!...rsss
      Obrigado, amiga Isa, pelo teu simpático comentário.

      Beijinhos e muita saúde!

      Eliminar
  3. Mário!
    Uma foto muito linda e também um poema lidíssimo quem me der ser um pássaro para poder viajar para onde cria não sou muito exigente só queria ir ao Alentejo meu Alentejo só agora nas noticias falam tanto da minha terra coisa que toda a gente sabia o que lá estava e é muito mais do que aquilo que a gente houve...um beijinho e uma boa semana com tudo de bom é o meu maior desejo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Natércia!
      Esperemos que se resolva essa situação rapidamente. Infelizmente, não é só no Alentejo. Há muitas situações semelhantes um pouco por todo o país. Enfim...
      Obrigado, minha amiga, pelo teu simpático comentário.

      Beijinhos e boa semana igualmente para ti.

      Eliminar
  4. Somos todos viajantes do tempo. Quem dera pudéssemos ter asas para o fascínio do voo como na excelente fotografia. Talvez o tempo não se estreitasse tanto à nossa volta.
    Gostei do poema, meu Amigo.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Graça!
      Muito Obrigado, pela simpática visita e gentil comentário.
      É sempre um prazer recebê-la aqui no meu cantinho.

      Beijinhos e boa semana com muita saúde para si também.

      Eliminar
  5. Como as aves que voam sem rumo, também nós, seres humanos, cada vez mais caminhamos sem rumo... na procura da liberdade perdida.
    Poema lindíssimo, em quintilhas, que me deliciou ler
    .
    Uma semana feliz … Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Ricardo, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um prazer recebê-lo aqui no meu cantinho.

      Abraço e ótima semana!

      Eliminar
  6. Eu queria ser um pássaro para poder chegar a todo o lado um poema muito lindo um bjo e linda semana para ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sara!
      Muito Obrigado, pela visita e comentário.
      É sempre um prazer ter-te aqui no meu cantinho.
      Beijinhos e ótima semana igualmente para ti.

      Eliminar
  7. Muito bom e expressivo, MM.
    Escrito em versos de sete sílabas poéticas muito bem contadas
    ~~ a nossa redondilha maior -- tem uma rima muito interessante.
    A repetição do 'tu' no início das estrofes, acentua mais o belo ritmo.
    Uma poema e bastante valor literário... Parabéns, amigo.
    Foi um prazer apreciá-lo e refletir como ele propõe.

    Uma semana agradável, apesar da chuva.
    ~~~~~
    Deixei-lhe uma nota nas pétalas da Teresa... Srrssss...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Majo!
      Muito Obrigado, pelo comentário elogioso ao meu poema.
      Curiosamente, quando escrevi o poema, não estava a pensar na vertente literária. Mas na mensagem a transmitir. Que para mim é o mais importante. De qualquer forma, aconteceu ficar bem na literária.
      É verdade. O tempo está péssimo.

      Sim, já vi a sua nota nas Pétalas da Teresa, e já lá tem a resposta... Rssss

      Beijinhos, e ótima semana!

      Eliminar
    2. A foto é belíssima! Parabéns. ⭐👏

      Eliminar
    3. Obrigado, amiga Majo.
      Tento sempre que a foto se encaixe no tema do poema. Parece que acertei. Rsss

      Beijinhos.😀🌹

      Eliminar
  8. Linda imagem e lindo poema, tudo muito bonito por aqui, desejo uma maravilhosa semana para ti, muita saúde, alegria e imensa paz na tua vida, muitos beijinhos e fica bem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amiga Sandra, pela tua visita e simpático comentário.
      É sempre um prazer ter-te aqui no meu cantinho.
      Beijinhos, e uma excelente semana para ti também!

      Eliminar
  9. Um bom poema, bem ritmado e que nos transmite a eterna preocupação do homem em libertar-se e encontrar-se a si próprio.
    Mais uma vez, o Mário revela a sua veia poética de forma consistente.
    Abraço poético.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Juvenal!
      Muito Obrigado, pela visita e simpático comentário.
      É sempre um prazer recebê-lo aqui no meu cantinho.
      Abraço poético.

      Eliminar
  10. Sua bela poesia para a imaginação. oo meus pensamentos se eu tivesse asas como um pássaro, eu cruzaria muitos países incluindo o seu para ver sua beleza.
    Saudações da Indonésia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Himawan!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um prazer recebê-lo aqui no meu cantinho, desde a Indonésia.

      Abraço, daqui de Portugal!

      Eliminar
  11. Mário!
    Passei pela tua casa para te deixar um beijinho e te desejar um resto de semana muito feliz.
    Natércia Ramalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Natércia!
      Muito Obrigado, pela visita e gentis palavras.
      Bom resto de semana igualmente para ti.

      Beijinhos!

      Eliminar
  12. Olá Mario!!!
    Belíssimo poema. Liberdade ó liberdade abre as asas sobre nós!
    A eterna luta do ser humano aí lindamente esculpida por tuas palavras , pela metáfora. Bravos Poeta!!

    Beijo poético deixo pra ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lucia!
      Muito Obrigado, pela tua visita e gentil comentário.
      É sempre um prazer ter-te aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e continuação de ótima semana!

      Eliminar
  13. Oi querido amigo Mário lindo poema que ameii ler ..,

    Com carinho sempre bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Cris!
      Muito Obrigado, pelo teu carinhoso comentário...
      É sempre um grande prazer ter-te aqui no meu cantinho.

      Beijinhos carinhosos...

      Eliminar
  14. Meu caro amigo poeta, parabéns pelo excelente poema, pela magnífica fotografia.
    Agora, como andamos todos em busca da liberdade perdida, eu vou continuar procurando...
    Beijo, fique bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é amiga Teresa.
      Todos andamos em busca dessa liberdade perdida. Ela vai chegar. Temos é que não desanimar...
      Faz muito bem em continuar a procurar...
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixou no meu cantinho.
      Beijinhos e tudo de bom!

      Eliminar
  15. Como a liberdade é preciosa, muitas vezes só lhe damos o devido valor quando a perdemos.
    Lindo poema
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Maria!
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.
      É sempre um prazer recebê-la aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e ótima quinta feira!

      Eliminar
  16. Parabéns amigo Mário,
    Um belo poema com uma mensagem profunda e actual.
    Viajantes do tempo, somos todos, quantas vezes voamos, numa busca sem destino.

    Um beijinho grato e amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Fê!
      É verdade. Somos todos viajantes no tempo, em busca de novos rumos, neste universo complexo que nos surpreende a cada instante...
      Muito Obrigado, pelas simpáticas palavras que aqui deixou.
      É sempre um prazer muito grande, a sua presença aqui no meu cantinho.

      Beijinho, de carinho e amizade.

      Eliminar