TODOS OS TEXTOS AQUI POSTADOS TÊM DIREITOS DE AUTOR. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO COPIAR OU COLAR QUALQUER TEXTO AQUI EXPOSTO SEM O CONSENTIMENTO DO AUTOR.

sexta-feira, 2 de abril de 2021

FUNESTA ALEGRIA


Numa noite de alegria, como esta

Há nos copos e na farra

Um toque de tristeza... e solidão

Onde nos afogamos

Em bebedeiras sem fim

Esquece-se então os problemas

Esvaía-se a solidão...


Tudo é euforia!

Onde mais nada existe em nossa mente

Qual nuvem negra...

Que escurece o nosso pensamento

E o torna obscuro, e oco...


Ah, funesta alegria!...


Que alimentas falsas ilusões

Em muitos corações amargurados

E fazes com que homens malfadados

Tenham o princípio... do seu fim.


Mário Margaride 


40 comentários:

  1. Ah,as falsas alegrias fazem sofrer depois que o efeito do vinho se vai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vall!
      É verdade minha amiga. É apenas uma sensação de falsa alegria. Que acaba por ser uma auto destruição.
      Muito Obrigado, pelo comentário.

      Votos de uma Páscoa Feliz!

      Beijinhos!

      Eliminar
  2. De falsas alegrías está o mundo cheu.
    A euforia é um estado transitorio como tantos outros. Melhor é manternos em equilibrio se podemos ainda que um subidóm da pulo.
    Sempre boms poemas aquí!
    Abraço e alegría!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é amiga Beatriz.
      Muito Obrigado, pelo teu assertivo Comentário.
      É sempre um prazer ter-te aqui no meu cantinho.

      Votos de Feliz Páscoa!

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. O poema denota uma tomada de consciência para o perigo de certos excessos. Disso pelo menos está o Mário avisado.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida amigo Juvenal. Perigosos excessos, que levam muita gente à auto destruição.

      Muito Obrigado, pelo comentário.

      Votos de uma Feliz Páscoa!

      Abraço amigo!

      Eliminar
  4. Mário, hoje venho apenas desejar-lhe uma Feliz e Santa Páscoa.
    O poema lerei mais tarde.
    Beijo, muita saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Teresa.
      Igualmente para si uma Feliz Páscoa.

      Tudo de bom.

      Beijinhos e muita saúde!

      Eliminar
    2. Pois voltei, li e partilho com o poeta o que penso: fujamos de excessos, de falsas ilusões, de alegrias fingidas, de quem nos destrói.
      Beijo, boa semana.

      Eliminar
    3. Plenamente de acordo, amiga Teresa.
      Muito Obrigado, pelo assertivo comentário.

      Beijinhos, e boa semana!

      Eliminar
  5. Olá, Mário!

    Espero que esteja bem de saúde e a pensar já nas amêndoas e nos ovinhos de chocolate.
    Eu estou bem e mto contente por regressar à escola dia 5, portanto na próxima 2ª feira. Há decerto muito para reorganizar, mas temos de ir com tempo e calma.

    Que poema triste! Não me diga que o fez por ser, hoje, sexta-feira de paixão, como lhe chamam no Alentejo? Paixão, aqui, significa tristeza e não amor forte, mas que dura pouco.

    Pois, efetivamente, quem vive de drogas e o álcool é uma delas vive uma alegria forte, mas passageira, de graves consequências, mas quem começa dificilmente consegue parar sem ajuda médica.

    Desejo-lhe uma Páscoa feliz e de muito amor humanitário, junto aos seus amados filhos.

    Beijos e abraços com muita amizade e apreço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Céu!
      Sim, estou bem felizmente. Obrigado, pela preocupação.
      Pois... Assim é. Vou-me entretendo a comer umas amêndoas e uns chocolatitos para adoçar a boca.

      É verdade. A partir de segunda feira já há regresso às aulas presenciais. É bem necessário.

      Este poema não foi escrito na sexta feira. Foi já em tempo idos. Tempos de muita inquietação da minha parte. Mas está sempre muito atual. Nada resolve refugiar-se na bebida ou outra qualquer substância. É mera ilusão. Os problemas continuam. O fundamental, é resolver os problemas de frente, e não refugiar-se na bebida.

      Como sempre, fez um comentário assertivo ao poema.

      Desejo igualmente para a Céu, uma Páscoa feliz junto de quem mais gosta.

      Beijos e abraços!

      Eliminar
    2. Cá estou eu, de novo, no seu cantinho, como costuma chamar-lhe.
      Tempos idos com problemas é para esquecer. Interessa o presente, que está sendo bom para o Mário, disse-me um dedinho meu-rs.

      Não coma tanta amêndoa e chocolate, pois causa aumento de peso-rs. Eu quase não como doces, pke sou pré diabética há uns tempinhos, mas sei que serei diabética tipo II, um dia destes, pois as análises assim o indicam. É uma doença crónica e para levar a sério, mas eu sou mto cumpridora e certinha.

      Ora, o meu comentário/conversa foi assertiva e não atrevida-rs. Não foi?

      Uma feliz noite com alegria natural.

      Eliminar
    3. Amiga Céu,
      No tempo presente, vivo tranquilamente na minha serena solidão. Felizmente sem qualquer problema como refere o poema. Isso faz parte do passado.

      Tenho o meu dia a dia preenchido com alguma leitura, escrita, e quando o tempo permite, dou um passeio.
      E o tempo vai passando.

      Eu sei que a diabetes é um problema. Mas sendo como diz, o tratamento cumprido à risca, não há grande problema.

      Foi assertiva e não atrevida. Rsss

      Uma boa noite feliz igualmente para a Céu.
      Beijos e abraços.

      Eliminar
  6. mais um lindo poema que nos deixa a pensar desejo uma linda e feliz pascoa bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      Desejo igualmente para ti uma Feliz Páscoa!

      Beijinhos!

      Eliminar
  7. Me he parado en tu espacio y tu poema invita a la reflexión.
    Vivimos una etapa triste y con preocupación, la paciencia se agota al ver que no se ve mejoría a nuestro alrededor, muchos buscan refugio en el alcohol, pero la euforia es pasajera y pronto se vuelve al mismo estado anterior.
    No perdamos la esperanza, confiemos en que pronto esa vacuna nos haga volver al abrazo que tanto necesitamos.
    ¡Feliz Pascua!
    Cariños.
    kasioles

    ResponderEliminar
  8. Hola Kasioles!
    Muchas gracias, por tu Comentário Mui assertivo.
    Assim é mi amiga. Não passa de uma falsa sensação de alegria. Que nada resolve. Pelo contrário. Leva a auto destruição.

    Muchas gracias, pela visita e gentil comentário.
    Vuelta siempre.

    Votos de Feliz Páscoa!
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Mário Margaride-rs!

      Responder é no responder. Eu sei, por vezes, falhamos neste aspeto e depois já não dá para remediar.

      Bye bye!

      Eliminar
    2. Menina Céu-rsss
      Por vezes escapa. E não há volta a dar.

      Xau xau

      Eliminar
    3. Ciao, ciao, forma correta de dizer adeus em italiano.

      Bom dia, meu amigo!

      Dormiu bem? Ótimo. Eu, também.

      Então, bom sábado, que em Lisboa está péssimo.

      Beijinho e de novo boa Páscoa, sem ajuntamentos.

      Eliminar
    4. Bom dia, amiga Céu!
      Pois... Mas eu sou português. Rss
      Aqui no Porto, quando nos despedimos de alguém, dizemos :xau

      Sim, dormi bem. Obrigado. Aqui no Porto está bom tempo. Está solinho...

      Igualmente boa Páscoa, amiga Céu.

      Beijinhos!

      Eliminar
    5. É-rs? E eu a pensar que era portuense e o Porto é uma nação-rs.

      Pois, em Portugal escreve-se chau e no Brasil tchau. Xau xau é arroz à moda chinesa e tb há um detergente para lavar a roupa de nome Xau.

      Maria e Mário são nomes parecidos, mas não iguais. Distrações de quem traz, do verbo trazer, a Páscoa no coração.

      Depois diga que eu não lhe deixo comentários. Bem, eu penso que hoje já é dia 5 e já estou a ensinar. Isto de ser professora tem que se lhe diga.

      Inté, como dizem os brasileiros, que significa até logo.

      Eliminar
    6. Tudo bem minha amiga...
      Já deu a sua aula de português. Rsss

      Inté, então. Como dizem os brasileiros.

      Eliminar
  9. Esos momentos de euforia son transitorios y creo que todos buscan una salida a la tristeza y a la incertidumbre que se vive... tus letras son muy buenas dejan mucho para pensar. Un barazo grande. Feliz Pascua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Hanna!
      É verdade. Esses momentos de euforia que falo no poema, e como bem dizes, não são mais do que tentativas ilusórias de esquecer problemas. Que na realidade, depois do efeito anestésico terminar, continuam a existir.
      É bom que se reflita bem, nesta situação, em que muita gente mergulha, pensando resolver os conflitos que não se resolvem desta forma. Acabam sim, é por se auto destruir.

      Muito Obrigado, amiga Hanna, pelo teu assertivo comentário.
      É sempre um prazer ter-te aqui no meu cantinho.
      Volta sempre.

      Feliz Páscoa!

      Beijinhos!

      Eliminar
  10. Oi amigo Mário mais este lindo poema ,adorei .!
    Com carinho tenha uma Feliz Páscoa !

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cris!
      Muito Obrigado, pelo teu carinhoso comentário.
      É sempre um prazer muito grande a tua presença aqui...

      Desejo-te uma Páscoa Feliz!
      Beijinhos carinhosos!...

      Eliminar
  11. Maria,
    Seu texto trás a saudade
    dos dia de irresponsabilidade
    e folia.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Catiaho!
      Assim é minha amiga.
      Estes comportamentos só trazem problemas e auto destruição.
      Obrigada, Pela visita e comentário.

      Beijinhos e feliz sábado!

      Eliminar
  12. Que a alegria nas nossas vidas seja sempre verdadeira.
    Maravilhoso poema.
    Meu amigo, tenha uma Boa Páscoa
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que assim seja, amiga Maria.
      Obrigada, pelo gentil comentário.
      Igualmente para si, uma Páscoa Feliz eliz.

      Beijinhos!

      Eliminar
  13. MÁRIO!
    Gostei muito do poema mas fiquei um pouco triste com o que li mas deixa o que lá vai lá vai toca para a frente é caminho melhor se a gente poder ir naquele caminho que nos faz sempre feliz um bjo com desejo de uma Pascoa muito feliz para ti e toda a família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sara!
      É verdade. São águas passadas. De qualquer forma, é uma reflexão para todos termos em conta.
      Obrigada, pelo teu simpático comentário...
      Já sabes minha amiga, que é sempre um prazer ter-te aqui no meu cantinho...

      Para ti também, uma Páscoa Feliz junto de quem mais gostas.

      Beijos e abraços!

      Eliminar

  14. Gostando do que vi e li. Poema que fala da ausência das famílias numa solidão que dói. Acredito que para o ano que vem será MUITO melhor. Deixo votos de uma Páscoa muito feliz, com muitas amêndoas, coelhinhos e ovinhos de chocolate, e muita, muita Saúde, Amor e Paz, extensivo à sua família e amigo/as.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Ricardo,
      Esperemos que sim. Que as coisas mudem definitivamente.
      Obrigada, pelo comentário.

      Agradeço, e devolvo os votos de Feliz Páscoa com tudo de bom.

      Abraço amigo!

      Eliminar
  15. Olá Mário!
    Adorei umas boas partes do poema outras fiquei mais para lá do que para cá como se diz no Alentejo...um beijinho e resto de um bom dia de Pascoa cuidado não comas muitas amêndoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Natércia!
      É fácil de compreender o poema, minha amiga.
      É uma reflexão, sobre o quão funesta é a falsa alegria, quando nos "afogamos" na bebida ou outra qualquer substância, para "resolver/esquecer"os nossos problemas. Além de nada resolverem, só nos destrói...
      É disso que o poema fala.

      Não, não como muitas amêndoas. Rsss

      Bom domingo e Páscoa Feliz!

      Beijinhos!

      Eliminar
  16. Poema melancólico , e com razão. Nossos dias nublados de aflição, perdas e insegurança, não nos inspiram o alto astral. Te digo, poeta Mario, depois que passar essa febre pandemica que atingiu todo o Planeta, não seremos mais os mesmos. Algo em nós haverá modificado a nossa visão de mundo e o nosso próximo terá ganhado contornos de irmãos aos nossos olhos. Parabéns pela beleza de inspiração. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Lúcia,
      De facto, atravessamos dias de grande dor, sofrimento e complexidade. Esperemos que passe este aperto o mais depressa possível.
      Gostaria de acreditar nisso minha amiga. Que a nossa visão do mundo irá mudar. Mas tenho sérias dúvidas, infelizmente...

      Basta vermos, quando há uma pequena abertura e se desconfina um pouco, esquecemos que a pandemia ainda está longe de terminar, e voltamos a fazer tudo como antes. Não todos, claro! Mas muitos, ainda...
      A ver vamos como tudo se desenvolve.

      Muito Obrigado, amiga Lúcia. Pela visita e comentário muito assertivo.

      Beijos e abraços!

      Eliminar