TODOS OS TEXTOS AQUI POSTADOS TÊM DIREITOS DE AUTOR. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO COPIAR OU COLAR QUALQUER TEXTO AQUI EXPOSTO SEM O CONSENTIMENTO DO AUTOR.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

VOU ABRIR... PORTAS E JANELAS

 

Rompo o silêncio que cala...

Nubloso, e cinzento

Falo com a voz da esperança

Da alegria

Rasgo horizontes perdidos

Adormecidos

Rompo o marasmo do conformismo

E da inércia

Abro portas e janelas

Para que uma nova aragem

Entre e refresque

Numa casa...

Onde o cheiro o bolor

E a melancolia

Há muito...

Se instalou

Vou abrir...

Portas e janelas

Para a claridade...

Entrar.


Mário Margaride 


36 comentários:

  1. Este poema trouxe-me à memória um excelente poema do grande Miguel Rorga!

    Boa semana, abraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Deve ser um poema interessante. Não sei qual é.
      Obrigada, pelo comentário, São.

      Boa semana para ti também.

      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Gosto diste poema que abre portas e janelas e rompe ca monotonía. Prabéms por dar passos na boa direção!
    O poema da minha postagem é dum pieta amigo. O texto é meu. Tal vez o galego é algo differente do pirtugués e se presta a confuções.
    Um grande abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Beatriz!
      Pois... Devo ter confundido minha amiga. De qualquer maneira, texto e poema estão excelentes.
      Agradeço, a tua visita e simpático comentário.

      Beijinhos e boa semana igualmente para ti!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Não te preocupes com isso. Eu entendo perfeitamente.
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Olá Mário!
    Que bom que tu vais abrir portas e janelas já não era sem tempo muito bonito o poema um bjo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sara!
      Tem que ser minha amiga. Temos que arejar a casa para o sol entrar...

      Muito Obrigado, pelo teu simpático comentário.

      Beijinhos e feliz terça feira!

      Eliminar
  5. E faz muito bem senhor poeta. Abra portas e janelas. Uma nova aragem purifica a casa, a alma e as ideias!
    Mário, gostei do que li.
    Beijo, boa semana.
    (voltarei para ler o que não li...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa!
      Tem que ser minha amiga. É tempo de arejar a casa para o sol e o ar fresco entrar.
      É gratificante saber, que o que escrevo é de bom grado para quem lê. Em particular, a amiga Teresa.

      Muito obrigada, pela visita e gentil comentário.

      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  6. Boa tarde, Mário, tenho visto seus comentários nos 'blogs amigos' e vim conhecer seu blog, e com certeza voltarei mais vezes, gostei do que vi aqui postado.
    Poema lindo, chega uma hora de nossas vidas que requer mudanças, deixemos entrar o sol, a lua, o cantar dos pássaros... deixemos entrar a leveza.
    Uma feliz semana, grande abraço daqui do sul do Brasil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, amiga Tais!
      Seja bem-vinda ao meu humilde cantinho.
      É sempre um prazer receber novos visitantes.

      Assim é minha amiga. Há alturas da nossa vida que temos de alterar o rumo dos acontecimentos. Virar a agulha, e seguir novos caminhos.

      Muito Obrigado, pelo seu gentil comentário.

      Beijinhos, e feliz semana igualmente para si.

      Eliminar
  7. Tantas vezes precisamos dar essa sacudida na vida. Escancarar portas e janelas.
    Boa semana Mário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é minha amiga. Temos que em determinada altura da nossa vida, mudar o rumo e viajar para outras paragens...

      Obrigado, amiga Vall, pelo teu comentário.

      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  8. Muito belo, amigo Mário!
    Por vezes, impõe-se uma renovação completa na vida, o que não é tarefa fácil.
    Porém, o instinto de conseervação é poderoso...
    Parabéns pela inspiração.

    Que tudo lhe suceda do melhor modo. Beijinhos
    ~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Majo!
      É verdade. Há alturas na vida que temos que mudar de direção. E procurar novas paragens...

      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um prazer recebê-la aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e tudo de bom igualmente para si.

      Eliminar
  9. Amar e cuidar das palavras é já para um escritor ou um poeta um "abrir de portas e janelas para que uma nova aragem entre e refresque a casa". E o leitor , ou leitora se apropria dessa aragem refrescante. Parabéns Mario, adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga!
      Assim é minha amiga. Temos que arejar a casa para o ar fresco entrar...

      Muito Obrigado pela visita e gentil comentário.
      É sempre um prazer ter-te aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e feliz terça feira!

      Eliminar
  10. Oi amigo Mário lindo poema amei ler ...
    Com carinho tenha uma maravilhosa semana !
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cris!
      Muito Obrigado, pelo teu simpático e carinhoso comentário...
      É sempre um prazer ter-te aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e feliz semana para ti também!

      Eliminar
  11. Renovar é preciso.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Juvenal.
      É sempre um prazer recebê-lo aqui no meu cantinho.

      Abraço amigo.

      Eliminar
  12. Olá Mário!
    Gostei muito do teu poema bem mais alegrinho que os anteriores mas isto é mesmo assim a gente as vezes fica mais triste eu te digo que esta pandemia também tem afetado toda a gente pelo menos eu tenho dias que estou mesmo mal da minha cabeça eu estava habituada a agarrar o carro e ir para qualquer lado tenho uma irmã que vive no Alentejo está muito mal mas minha sobrinha não me quer lá pensa que eu posso levar o vírus estou mesmo lixada com ela um beijinho e desculpa lá as minhas lamúrias. Resto de uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Natércia!
      Felizmente, as coisas estão a melhorar em relação à pandemia. É natural, que estejamos afetados por esta situação restritiva que foi imposta. Mas...infelizmente necessária.
      Tenho a convicção, pelas notícias que vão surgindo, que aos poucos vamos voltando à normidade possível.
      Há que estar confiante e não entrar em stress.

      Obrigado, amiga. Pelo teu simpático comentário.

      Beijinhos e bom resto de semana!

      Eliminar
  13. Poema de uma cultura poética e beleza de escrita, fascinantes
    Sublime deslumbramento poético que me fascinou ler.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Ricardo!
      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um prazer recebê-lo aqui no meu cantinho.

      Abraço poético.

      Eliminar
  14. Temos mesmo de abrir as portas e janelas e deixar entrar uma nova e fresca aragem.
    Belíssimo poema
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Maria!
      Tem que ser minha amiga. Temos que arejar a casa para entrar a brisa fresca.

      Muito obrigada, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um prazer recebê-la aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e ótima quarta feira!

      Eliminar
  15. Boa noite amigo Mário,
    Um poema que nos enche a alma de alegria.
    Nada melhor do que abrir as portas, as janelas e à alma, à vida.
    Já tardava este renascer.
    Adorei e senti-me uma nova aragem de esperança.
    Parabéns!

    Um beijinho, continuação de feliz semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia amiga Fê.
      É como diz. Temos que abrir portas e janelas para arejar a nossa alma, e as nossas ideias.

      Muito Obrigado, pela visita e gentil comentário.
      É sempre um prazer recebê-la aqui no meu cantinho.

      Beijinhos, e continuação de ótima semana!

      Eliminar
  16. oi, estou conhecendo teu blog e descobri um grande poeta! Já estou te seguindo. Teu poema remete à renovação, a não acomodação, à vida, adorei. Aguardo tua presença no meu blog e peço que me sigas. abraço

    https://mulheresquecorremcomsapos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Jeanne!
      Seja bem vinda ao meu cantinho.
      É com prazer muito grande que a recebo aqui.

      Muito Obrigado, pelo simpático comentário que aqui deixaste.
      Sim, naturalmente que irei visitar o teu blogue. Aliás, já lá estive, e gostei.

      Beijinhos, e feliz quarta feira!

      Eliminar